Depois de uma conversa com o médico pesquisador do Incor-SP, Bruno Mioto, fiquei muito intrigada com os preconceitos ligados ao consumo do café, que sempre foi tachado como vilão. Comecei, então, uma busca por assuntos e exemplos de que o café faz bem. Foi assim que encontrei um projeto que vai contra os tabus quando o assunto é consumo infantil de café.
O Café na Merenda-Saúde na Escola, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Café/ABIC, foi lançado em 2007 e visa melhorar o valor nutricional da merenda escolar e o aprendizado. O programa contribui também na parte pedagógica, mostrando aos alunos a importância do café na história do Brasil. Ele também resgata o hábito do consumo de café com leite e, consequentente, forma novos consumidores.
Esta ação se dá por meio de parcerias entre a ABIC, empresas e escolas. “Cabe à ABIC, como coordenadora do programa, fornecer amplo material didático e informações de caráter médico-científico, além de filme e sugestões de atividades lúdicas e recreativas. Às empresas cabe fornecer todo o suporte e materiais necessários, como curso de treinamento de cozinheiras, equipamentos para preparo do café e do leite, canecas, açúcar e pó de café” (site da ABIC).
Independente da proibição ultrapassada que não permitia crianças beberem café, eu sempre tomei, desde os 9 anos de idade. Talvez seja por isso que sempre fui uma aluna exemplar (risos)!
Brincadeiras a parte, agora que você sabe que pesquisas comprovam os benefícios do consumo do café, não vai controlar aquela xícara de café para o seu pequenino, vai?
Também penso que o consumo do café é benéfico, tanto para adultos como para crianças. Quando eu estava no ginásio e estudava de manhã, tomava um cafézinho para ‘despertar’, e ficava com a mente bem ativa durante todo o dia. Antes de uma prova eu sempre tomava uma xícara, pois sempre acreditei que ele (o café) me ajudasse na concentração, rs! Não tenho do que reclamar!
Bastante interessante a matéria, pois esta é realmente uma questão bastante discutida, inclusive em minha casa. Meu esposo aprendeu que crianças não devem tomar café e até se incomoda quando eu tomo, mas o café é algo que sempre fez parte de minha vida. Vou fazer ele ler essas matérias sobre o café e inclusive assistir aquele entrevista que você fez com o Dr., pois ele precisa mudar os conceitos sobre o café. Parabéns.
Estou grato em fazer parte dessa nova fase da vivo sabor , e fico contente em ver que todos estam iftssaeito com essa nova fase da vivo sabor PARABENS VIVO SABOR