Que tal um coquetel sem álcool e exótico? Algumas pessoas podem achar essa combinação estranha, mas o café espresso e o maracujá, juntos, promovem um sabor espetacular! Uma mistura irreverente e inusitada para servir a qualquer momento.
O maracujá, como todos sabem, é um calmante natural. Já o café, excitante. Os sabores, mesmo que conflitantes, no fim se acertam bem.
O maracujá é uma planta nativa da América do Sul e Central. Em Tupi-Guarani, o nome é mara kuya ou “fruto na cuia”, devido à forma do fruto quando cortado ao meio. Globalizando o termo, pode-se dizer que é a embalagem perfeita, pois já vem em uma “vasilha” para ser consumido.
Ele é chamado de passion fruit mundo a fora, pois sua flor tem a forma da coroa de Cristo. O Brasil é o maior exportador de maracujá, e o suco deste fruto compete com o da laranja nos mercados da América do Sul, Central e Flórida.
Ingredientes
- 1 xicara do café Espresso Pleno TRES®
- 1 copo de suco de maracujá
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 1 copo de leite gelado
Modo de Preparo
Ponha o suco de maracujá com o açúcar em uma panela para engrossar. Esse procedimento leva mais ou menos uns 10 minutos. Deixe esfriar. Prepare o espresso na máquina TRES e também deixe esfriar. Depois, em um copo previamente gelado, coloque dois cubos de gelo, adicione o café.
Em seguida, acrescente a calda de maracujá já fria. Verta o leite e sirva imediatamente. Para decorar o coquetel, você pode utilizar melão e melancia, pois são frutas bem refrescantes e repletas de sumo, sendo que o sabor de ambas não é ácido e nem amargo. Para as bolinhas de melão, utilizei um boleador. As melancias eu cortei em quadradinhos do mesmo tamanho. O contraste das cores fica bem interessante.
Deixe um comentário