Vilão ou mocinho? Em muitos casos o café é tido como responsável por alguns problemas de saúde, mas o que há de verdade em tudo isso? Pensando nesta incógnita, convidamos o médico pesquisador Bruno Mahler Mioto, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo – Incor-SP – para esclarecer se o café faz bem ou não à saúde.
Este é o primeiro programa de uma série e seu objetivo é explicar as verdadeiras características do grão e como elas afetam o organismo humano.
Vale lembrar que o médico Darcy Roberto Lima, junto a uma equipe de pesquisadores, dedicou-se para provar cientificamente se o café faz realmente bem ou mal à saúde. O resultado final é que o café não é tão vilão assim. Ele inclusive escreveu um livro da Café Editora – 101 razões para tomar café – que mostra o café muito mais como mocinho.
Se você tem alguma dúvida extra, envie para contato@mexidodeideias.com.br para buscarmos as respostas.
Bem, mais uma vez estava procurando saber, compreender melhor os benefícios e/ ou malefícios do café e tive a interessante informação, através desta matéria, que café, desde que habitualmente, pode trazer grandes benefícios e poucos ou talvez nenhum malefício à nossa saúde. O site, em especial a "colunista" Kelly, está de parabéns com as matérias aqui expostas. Tenho amado tudo o que têem colocado de informações. Essa eu também vou indicar aos meus amigos. Parabéns.
Como grande amante de café, achei muito interessante o site, que só vim a conhecer hoje.
Infelizmente, não conto com uma conexão de internet rápida o suficiente para assistir a vídeos, então talvez minha pergunta seja redundante.
Sabemos já de uma série de propriedades incríveis do café, como antioxidante, uma série de vitaminas e, enfim. Minha dúvida fica quanto aos possíveis agrotóxicos utilizados nas plantações.
Sou leigo no assunto, porém imagino que a prática deva ser padrão e, neste caso, não teríamos uma balnaça com dois lados?
Gostaria muito de poder contar com mais informações sobre as práticas de cúltivo das principais marcas do mercado para poder inclusive escolher cafés plantados a moda antiga (à sombra, em meio a vegetação diversificada), mesmo sabendo que provavelmente estou sendo utópico.
Parabéns pelo site, muito interessante. Virei leitor.
Olá Cassio, tudo bem?
Primeiramente, agradeço pelo comentário e fico feliz que ganhamos um leitor frequente. Bom saber que nosso cafezinho é apreciado por pessoas como você.
Sobre o uso de agrotóxicos em cafezais –
Esta é uma questão bem delicada, mas que deve ser esclarecida. No passado o uso deste tipo de produto era feito em larga escala, pois o objetivo do produtor era quantidade e não qualidade. Porém, com o advento dos cafés especiais e surgimento de consumidores mais conscientes, esta realidade está mudando rapidamente.
Existem muitos cafeicultores que adoram técnicas naturais para controle de pragas e preferem plantas que se desenvolvem na sombra de árvores maiores. Isso já é uma realidade e, a medida que o consumidor exige mais qualidade, a tendência é que aumente ainda mais.
Obrigada mais uma vez pelo comentário…e volte sempre!
Abraços.