Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Tipos de café #3: Café Solúvel

O café solúvel surgiu como uma solução prática e rápida para quem gosta de café, mas não tem muito tempo para se dedicar ao ritual que a bebida geralmente exige.

O café solúvel surgiu como uma solução prática e rápida para quem gosta de café, mas não tem muito tempo para se dedicar ao ritual que a bebida geralmente exige. O preparo é simples: misture água quente com o café e mexer. Não há necessidade de filtrar, nem de lavar diversos utensílios. Outra combinação habitual para o solúvel é misturar ao leite e obter a cremosidade do café com leite que tanta gente gosta.

Existem algumas versões não oficiais sobre o surgimento deste produto no mercado. De acordo com o site Danton Medrado, o café instantâneo surgiu de uma demanda do exército norte americano em 1838 na época em que o rum foi substituído pelo café. Bastante sagaz o exército, trocar uma bebida alcoólica por outra estimulante e sem os efeitos inebriantes!

Alguns problemas técnicos foram detectados durante esta fase de transição e, por isso, um extrato de café foi criado para facilitar seu preparo. Acredita-se que esta foi a primeira tentativa de se fazer café solúvel. Um dos nomes responsáveis por bons resultados em busca de um café prático e rápido é o químico japonês radicado em Chicago (EUA), Satori Kako. “Em 1901, ele inventou um café em pó instantâneo que foi vendido na exposição Pan-americana de Nova Iorque. Em 1906, o químico norte-americano G. Washington adaptou a idéia de Kako e criou um solúvel refinado, que foi comercializado em grande escala” (fragmento retirado do site Danton Medrado).

Já o site da revista SuperInteressante dá uma versão mais brazuca. Pressionados pelo excesso de produção do grão e a queda dos preços no mercado internacional, produtores brasileiros na década de 20 buscavam uma alternativa para conservar o café bom por mais tempo sem afetar seu sabor. A ideia era fabricar cubos de café.

A partir desta necessidade, a indústria brasileira recorreu à empresas na Suíça, em 1937, para desenvolver o produto e, foi o químico Max Morgenthaler que conseguiu a proeza. “Na Europa foi um estouro, mas sua composição contava com alguns adititivos. Considerando que a lei brasileira proíbe o uso de outros ingredientes no café solúvel, o produto (cuja composição é água e café, somente) foi lançado no mercado brasileiro apenas em 1953.

Independente de quem realmente teve esta ideia brilhante, o café solúvel foi e continua sendo um sucesso!

coffeelover

Pavê de Café Santa Clara

coffeelover

Pudim de Café Brasileiro

coffeelover

Bolo de Caramelo de Café Pimpinela

5.091 respostas para “Tipos de café #3: Café Solúvel”

  1. Dilson Calixto disse:

    Muito bom saber que não tem aditivos no café solúvel, eu e minha esposa nos preocupamos em comprar produtos sem os tais, não sabíamos que era puro.

  2. rosa disse:

    Q boM o caFE sOluvel sEr puro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *