Que o brasileiro é apaixonado por cafezinho, é fato. Mas a preferência pelos chamados cafés especiais é novidade. Em uma pesquisa realizada pela Euromonitor, empresa sediada em Londres, foi apontado o crescimento de 18,1% no consumo de café gourmet no Brasil. Só em 2016, o setor movimentou R$ 3,2 bilhões no varejo, representando 5,1% do total de cafés comercializados no país.
Para se ter uma noção, enquanto o consumo do café tradicional cresce 2% ao ano, o dos cafés diferenciados aumentam, em média, 13%. Porém, a expansão não é recente.
O mercado dos cafés especiais começou a ter notoriedade no ano de 2000. Segundo profissionais da área, a busca por esse tipo de produto vem do desejo dos consumidores de experimentar sabores mais diversos.
Marcas como 3 Corações têm investido no setor. No ano passado, a Santa Clara, empresa que compõe o grupo, lançou a sua nova linha de cafés especiais chamada de “Reserva Especial”. São quatro opções: Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista, Sul de Minas e Orgânico. Você pode saber melhor sobre cada um deles, clicando aqui.
E não para por aí: o Projeto Florada, além de unir e empoderar as mulheres na cadeia de produção cafeeira, lançou um produto diferenciado. O Café 3 Corações Florada Edição Especial foi cultivado por uma produtora da região do Sul de Minas Gerais e conta com certificado da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) e Rainforest Alliance. Você pode saber mais detalhes no link.
A tendência é que os cafés especiais só cresçam. De acordo com a pesquisa da Euromonitor, até 2021, cerca de 1,7 milhão de sacas de especiais deverão ser produzidas no Brasil. Os amantes de um bom café agradecem.
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