A experiência atrás do balcão da cafeteria e o aprendizado adquirido na prática também são essenciais, mas muitas vezes, não oferecem a vivência completa com café. Entender como os sistemas de cultivo, irrigação e o método de colheita interferem no grão torrado e moído é importante para que o barista se destaque entre tantos outros. A palavra chave é conhecimento. Livros, diversos cursos, palestras e eventos são bem-vindos em busca de informações relevantes para aprimorar a capacitação de cada profissional. Na maioria dos casos, essas aulas são ministradas no conforto do ar condicionado e seu conteúdo descreve em teorias o universo do café. Não que isso seja ruim, mas nada substitui a contato direto com a terra e com os cafezais.
Foi pensando nisso que o Centro de Preparação do Café (CPC), do Sindicafé, criou o curso básico de barista na fazenda. Os inscritos passam quatro dias na Fazenda Águas Claras e contam com aulas de vaporização de leite para cappuccinos, conhecimento de todas as etapas da produção de café, técnicas de como extrair um bom expresso, cupping e conteúdo teórico e prático. Esta é uma ótima oportunidade para ver de perto como as plantações funcionam; observar como é feita a colheita e secagem e bater um bom papo com funcionários antigos que dedicaram uma vida inteira ao café. Deve ser uma experiência incrível!
O curso ministrado pela coordenadora do CPC, Cleia Junqueira, acontecerá de 12 a 15 de abril e tem um custo de R$ 490,00, que inclui apostilas e materiais. O valor da hospedagem pode variar de acordo com a acomodação, mas ele compreende toda a alimentação durante os dias do curso (café da manhã, almoço, jantar e lanches). O pagamento deve ser de 40% no ato da reserva e o restante em cartão Visa ou em até três cheques. Inscrições e reserva de hospedagem devem ser feitas diretamente na fazenda pelo telefone (11) 5044 3301 ou pelo e-mail reservas@fazendaaguasclaras.com.br.
Para quem mora em grandes centros urbanos como eu, esta seria uma ótima desculpa para fugir do ritmo acelerado e aprender mais sobre café.
Fotos: Divulgação Fazenda Águas Claras
Bela iniciativa !! Gostaria muito de participar. Terá alguma turma pra Dezembro ??
Olá Marcelo! A proposta é bem bacana mesmo. Para saber se existem turmas abertas, sugiro que você entre em contato com as instituições que indiquei no post acima.
Boas aulas na fazenda e ótimos cafés!
Oi Kelly, bom dia!
Preciso que me informe um telefone em que eu possa entrar em contato com você direto, pois preciso de algumas informações, pois estamos organizando um Evento do Café . Se possível aguardo um breve retorno.
Desde já agradeço pela atenção.
Flávia Lacerda
Olá Flávia!
Enviei uma mensagem em seu e-mail pessoal (do hotmail) com os meus contatos diretos 😉
Abraços,
Kelly