Este concurso de beleza existe e já tem 54 anos de história. Só o Brasil tem sete títulos, sendo o líder em número de coroas conquistadas. O evento, que acontece todo ano, em janeiro, durante a Feira de Manizales na Colômbia (ou do espanhol, La Feria de Manizales), já elegeu 2 mineiras, 3 cariocas, 1 paulista e 1 catarinense desde seu início, em 1957. O curioso de tudo isso é que o maior produtor de café do mundo, com sete Rainhas Internacionais do Café, não conhece vossas majestades. Até me arrisco em afirmar que a maioria dos brasileiros desconhece este concurso. Eu, pelo menos, nunca ouvi falar.
Sofinel Báez Santos (República Dominicana) – Rainha Internacional do Café 2011.
De acordo com o diretor executivo da MMB Promoções e Eventos de Beleza Ltda, Henrique Fontes, não há uma etapa nacional para eleger o rosto mais bonito que representará o Brasil em solos colombianos. “Existe o interesse em organizar um concurso aqui, mas nada foi feito ainda. Para tanto seria necessário apoio e patrocínio de empresas relacionadas com o café. Seria muito interessante!” afirma. Enquanto isso não acontece, a organização do concurso de beleza daqui envia uma miss de algum estado brasileiro que consideram a melhor representante do país. A mais recente coroa foi conquistada em 2010 e ela veio pelas mãos da carioca de Duque de Caxias, Mariana Notarângelo.
Rainha Internacional do Café 2010 – A carioca Mariana Notarângelo.
Henrique, que também é responsável pelas etapas brasileiras do concurso Miss Mundo (Miss Mundo Brasil, o Miss Brasil Oficial, versão Miss Mundo) e do Mister Mundo (Mister Brasil), explica que as beldades devem conhecer um pouco sobre o café de seu país. “Além dos pré-requisitos tradicionais de qualquer concurso de beleza (beleza, porte, elegância, carisma e inteligência), as candidatas ao Reinado do Café devem ter um conhecimento básico sobre a produção em sua terra natal”, conta.
La Feria de Manizales
Tombada como patrimônio cultural da nação em 2006, a Feira de Manizales acontece durante a primeira semana de janeiro todos os anos na cidade de Manizales. A Temporada Taurina (o que equivale às touradas espanholas) e o Concurso Internacional de Rainhas do Café são algumas das atrações mais esperadas pela população. A festa tem raízes espanholas (imita alguns de seus costumes), mas também apresenta muitas características colombianas. O encerramento da feira é oficializado com a coroação da rainha.
Mesmo sem prestigiar o evento em solo tupiniquim, o Brasil continua soberano em sua produção de rainhas de café.
estava linda