Imagine um coador de café gigante. É, o maior coador do mundo. Agora pense nele coando mais de 4 mil litros de café. E, claro, visualize uma xícara gigante pra todo esse líquido. Tente sentir todo o aroma que isso pode gerar.
PUF! Pois foi exatamente o que aconteceu no último final de semana (22 e 23 de maio), em Brejetuba, município que é o segundo maior produtor de café arábica do país e primeiro do Espírito Santo. Durante a realização do 2 Festival de Café e Cultura, a cidade da serra capixaba, que possui cerca de 10 mil habitantes, serviu o “maior café do mundo”.
No ano passado, uma empresa asiática serviu 3.800 litros de café. Há rumores que uma empresa colombiana teria servido 4.143 litros no ano passado e, por isso, a terra capixaba do café pensou em servir 5 mil litros, mas isso não foi confirmado.
De qualquer forma, com essa xícara, certeza que em Brejetuba ninguém fala que vai tomar um “cafezinho”.
OBS: E se você ainda acredita ou já acreditou que é Itu, em São Paulo, a cidade com mania de grandeza, pois saiba que é também no Espírito Santo, em Venda Nova do Imigrante que, numa festa tradicionalíssima e tipicamente italiana, é produzida e servida a “polenta gigante“. Além, disso, na festa de emancipação da cidade, que ocorreu ainda no mês de maio, foram servidos também da forma tradicional o “queijo e goiabada gigantes“. Agora pare e pensa no maior Romeu e Julieta do mundo.