Só se aventure a preparar uma pasta em casa se você tiver braços fortes, muita energia e se estiver disposta a pagar o preço de seu tempo por um bom prato. É uma deliciosa aventura que pode ser compartilhada com pessoas queridas. Para essas fotos, contei com o auxílio luxuoso de minha mãe, craque no babado, e o fiel escudeiro Arthur, meu assistente. Ele se divertiu bastante cortando a massa; o que eu acredito desde criança ser uma atividade bem lúdica, quase terapêutica.
Transformar os ingredientes em massa, exige uma relação bastante gestaltica com o alimento. Colocar a “mão na massa” ou “hands one”, como dizem os americanos. Não ter medo de sujar as mãos ou de achar que não chegaremos ao ponto certo. É importante também desenvolver uma sensibilidade de tato para acrescentar mais farinha ou azeite para chegar ao ponto certo. Quem disse que a culinária é uma ciência exata?
As massas dependem de algumas condições como temperatura ambiente, umidade do ar, etc. A máquina de macarrão é imprescindível. Nossos ancestrais italianos chegavam na espessura certa só com o rolo e, muitas vezes, improvisavam com garrafas. O corte era feito dobrando a massa várias vezes e cortando com a faca. Nem pergunte como… outros tempos.
Essa receita foi garimpada na magnífica biblioteca de minha amiga Jussara na Toscana.
É do chef Gianfranco Vissani bastante popular na Itália. Recomendo seus livros de receitas. Ele foi colaborador de um programa de culinária do canal RAI e de muitas publicações jornalísticas sobre o assunto. O molho, confesso que modifiquei um pouco para adequar aos nossos ingredientes. Afinal, café, limão e creme de leite combinam muito bem! E agora, está pronto para essa nova jornada?
Ingredientes
- 500 gramas de farinha de trigo
- 20 gramas de café em pó 3Corações Tradicional
- Raspas de 2 limões sicilianos
- 4 a 5 ovos
- 2 colheres (chá) de azeite.
- 500 ml de creme de leite fresco
- Raspas e suco de 2 limões sicilianos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 100 gramas de queijo parmesão ralado
- Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de Preparo
Misture a farinha e o café e peneire numa superfície lisa. Faça uma montanha com um buraco no meio como um vulcão. Bata os ovos e coloque no centro do buraco. Vá incorporando a farinha e os ovos aos poucos (coloque mais farinha se necessário). Quando a massa já tiver uma forma, coloque o azeite e as raspas de limão.
Amasse bem até adquirir uma consistência bem homogênea. Muita força será necessária para trabalhar bem a massa. Quando ela estiver bem homogênea corte em pedaços e passe no cilindro. Minha máquina tem 7 espessuras de cilindro, eu costumo passar 3 vezes em cada uma delas antes de cortá-la. Nesse caso usei a espessura 6, pois queria a massa mais fina. É importante enfarinhar (passar farinha) a massa durante este processo para ela não grudar na máquina. Depois disso é só cortar. Deixe a massa esticada até a hora de cozinhar.
A massa que preparei levou 4 minutos para cozinhar, mas isso pode mudar de acordo com a espessura utilizada. É muito importante experimentar e tirá-la quando estiver al dente.
Molho:
Ele é muito fácil e rápido, por isso, comece seu preparo quando a água do macarrão já estiver fervendo. Desta forma, os dois ficam prontos ao mesmo tempo.
Coloque a manteiga para derreter em uma frigideira e adicione o creme de leite, mexendo sempre. Coloque o queijo parmesão, sal, pimenta e estiver com uma consistência de molho, acrescente as raspas e o suco de limão. E pronto!
Verifique se o macarrão está cozido. Coe e despeje no molho. Enfeite o prato com grãos de café e raspas de limão.
Dicas:
1 - A consistência da massa pode variar de acordo com a marca da farinha, o tamanho dos ovos, ou mesmo a umidade do ar. Vá adicionando mais farinha para chegar à consistência de corte da massa. É importante dedicar-se/trabalhar muito nela.
2 – Imprescindível usar o limão siciliano para o molho. O limão verde não dá o mesmo sabor e perfume.
Nossa que delícia! Juro se eu tivesse mais tempo, eu iria aceitar a empreitada de fazer uma massa caseira.
Fiquei com água na boa! Hummm!
Este prato é bastante eclético, mas contemporâneo ao mesmo tempo.
http://www.macetesdoipad.com.br/?cat=266