Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Coalhada com café

A coalhada é uma velha conhecida dos nômades turcos. Feita a partir da fermentação do leite, pela ação natural das bactérias, é uma fonte riquíssima de cálcio e proteínas. Essas bactérias atuam no intestino equilibrando a flora e evitando infecções. A influência árabe na culinária de todos os povos é notável. Aliada aos hábitos persas de usar condimentos nas receitas (tais como cominho, cardamomo, gengibre e outros), ela se alastrou pelo resto do mundo perpetuando essa diversidade de sabores.

Já ouvi relatos de que muitas famílias árabes trouxeram para o Brasil o coalho (fermento), que deu origem as primeiras coalhadas aqui. Há controvérsias. Amigos árabes, bisnetos e netos de imigrantes não confirmam essa versão. Acreditam ser improvável que esses fermentos tenham sobrevivido em navios abarrotados de gente e em condições não muito favoráveis. Mas a boa e velha coalhada está no Brasil há muito tempo em todos os restaurantes árabes (na forma seca ou liquida) desde os mais sofisticados até os fast food que se espalharam principalmente por São Paulo.

Essa receita utiliza todos os ingredientes habituais da culinária árabe, principalmente o café, que afinal foi uma de suas grandes descobertas. O gengibre e o mel conferem o equilíbrio agridoce. Mix interessante. Formidável para começar o dia.

Ingredientes

  • 1 potinho de coalhada de 200ml
  • 1 expresso (ou uma xícara de café coado – Café 3Corações Tradicional) frio
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou com um fouet e sirva-se.

Dica:
1 - Você pode usar coalhada industrializada vendida em copinhos no supermercado. Ou se preferir preparar em casa, A receita da chef Leila Kuczynski do Arabia é a minha preferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *