Se alguém ficar intrigado com os feijões na lista de ingredientes, já explico: Eles funcionam como peso para que a massa não cozinhe de forma irregular e mantenha a aparência lisa. Em casas especializadas de instrumentos de cozinha existem até bolinhas de argila não-descartáveis para este uso. Mas os feijões cumprem muito bem o papel.
Essa torta fica deliciosamente cremosa e acompanha muito bem chás e cafés. Se quiser, é possível também fazer porções individuais em pequenas forminhas. O chai latte confere um sabor especial ao regalo.
Ingredientes
- 4 cápsulas do Chai Latte TRES®
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- 8 cardamomos descascados (só as sementes)
- ½ copo de açúcar
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 pitada de sal
- 2 ovos
- 50 g de manteiga em pomada
- Chantili (para cobrir a torta)
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- ½ colher (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de margarina hidrogenada gelada
- 5 colheres (sopa) de manteiga gelada
- 3 a 5 colheres (sopa) de água gelada
- Feijões (para cozinhar a massa)
Modo de Preparo
Misture o chai latte, o gengibre e o cardamomo. Reserve.
Em outra vasilha, junte açúcar, amido de milho, sal e ovos. Mexa bem.
Adicione aos poucos essa mistura ao chai. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos mexendo constantemente. Remova do fogo e adicione a manteiga com a ajuda de um fouet. Reserve até a massa estar pronta.
Siga para o preparo da massa: Em um processador, coloque a farinha e o sal. Adicione a manteiga com a margarina e bata. Coloque a água gelada.
Sobre um filme plástico, coloque essa massa até os ingredientes estarem bem agregados. Embrulhe e leve à geladeira por 2 horas.
Depois disso, abra a massa com um rolo e assente em forma de torta. Coloque os feijões por cima e leve ao forno (180ºC) até dourar.
Retire os feijões e espere a massa esfriar um pouco para colocar o recheio. Cubra com chantili e leve à geladeira por 2 horas. Se quiser, salpique canela por cima.
Deixe um comentário