As diferentes características de uma região definem diretamente as técnicas que devem ser adotadas para o cultivo do café. É sabido que o produtor que respeitar esses elementos (tais como solo, clima e manejo da plantação) e adaptar-se a eles, tirará o máximo de qualidade de seus produtos. Mas como entender melhor estas características e assim aproveitá-las de forma mais eficiente?
O pesquisador da Embrapa Café, Carlos Henrique de Carvalho, organizou algumas informações práticas sobre o cultivo do café no Brasil em um único livro. A publicação Cultivares de Café: origem, características e recomendações reúne dados importantes sobre a origem, botânica, morfologia e fisiologia do cafeeiro, além das principais características e recomendações para o plantio de cultivares do café arábica e robusta.
Aborda ainda questões sobre a biotecnologia aplicada ao melhoramento genético do cafeeiro e também trata do registro e da proteção da plantação. Fornece critérios de colheita, preparo e armazenamento de sementes. A obra contou com um time de peso: 28 pesquisadores renomados de instituições do CBP&D/Café (Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café*) colaboraram com a pesquisa.
Se você procura ou conhece alguém que busque uma bibliografia mais técnica, esta é a dica da vez! Passe a informação, divida conhecimento. Este é nosso objetivo aqui, fazer com que todos mexam suas ideias!
** “O modelo de gestão de P&D, preconizado para o Consórcio Pesquisa Café, incentiva a interação entre as instituições e união de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais, sendo necessário fortalecer cada vez mais a parceria e a articulação das equipes para a elaboração das propostas de projetos inovadores. Essa unicidade é importante para aprimorar cada vez mais as parcerias e intensificar a rede integrada de instituições no modelo. Hoje o Consórcio executa o maior programa de pesquisa em café do mundo, experiência ímpar de união da ciência e da tecnologia em torno do agronegócio café brasileiro. (Informações do site da Embrapa – http://www.sapc.embrapa.br/index.php/portal/consorcio-pesquisa-cafe)
gostaria de saber quantos dias o pe cafe leva pra nasce.
Olá, Divina. Como vai?
Após plantar, o pé de café faz nascer seu broto após cerca de 50 à 60 dias.
Porém, ele só começará a produzir frutos bons após cerca de três à quatro anos.
Esperamos ter ajudado, abraços e volte sempre.
Gostaria de saber as caracteristicas do Hibrido de Timor Catimor (CIFC 832/1)
Olá, preciso de uma informação que está difícil de achar, mas vamos lá. Bem, busco saber quem catalogou a espécie coffea canephora. Fiz algumas leituras rápidas e descobri que a espécie coffea arabica foi catalogada pelo botânico/naturalista sueco Carlos Lineu em 1753 e ao procurar a espécie canephora eis que não encontrei nada a respeito. Saberiam me informar ou teriam algum contato com a resposta?
Deixo meu email para contato:
rafa.bosco1983@gmail.com
Olá Rafael, como vai?
Infelizmente desconhecemos a informação.
Vamos tentar realizar algumas buscas e te enviamos um e-mail em caso positivo, tudo bem?
Já tentou entrar em contato com o Museu do Café (Santos, SP)? Eles reúnem muita informação sobre a história do grão. O link a seguir tem os contatos: http://www.museudocafe.com.br/index.asp
Esperamos ter ajudado, abraços e volte sempre.
Pode fazer o plantio sem adubacao?