Quando eu era criança minha avó garantia que melancia ou manga combinadas com leite matavam. Já ouvi algumas explicações sobre a origem desta crendice, uma delas seria manter os escravos longe dos rebanhos e pés de manga.
Melancias? Acho que ainda não eram cultivadas no Brasil nesta época. No entanto hoje, combinar frutas e queijos numa salada é um hábito corriqueiro, e o chancliche, essa invencionice árabe, contribui com o frescor de uma salada como esta.
Feito com leite de cabra ou vaca, ele pode ser recoberto de especiarias. Zatar, pimentas ou ervas finas, principalmente o tomilho, completam o sabor. Aqui, usei o queijo em sua forma original sem nenhum condimento, pois é aí que o sabor do café arredonda e confere um complemento perfeito para esta sinfonia de sabores.
Ingredientes
- ¼ de melancia cortada em cubos
- 1 cebola roxa cortada em rodelas
- 1 queijo tipo chancliche
- Folhas de hortelã
- 30 ml de café coado Pimpinela Tradicional
- Sal grosso quanto baste
- 1 colher de mostarda amarela
- 2 colheres de sopa de azeite
Modo de Preparo
Prepare o café com 1 colher de sopa de café Pimpinela Tradicional e 1/2 copo de água. Retire os 30 ml e utilize o restante como quiser. Deixe esfriar. Depois de frio, adicione a mostarda, mel e sal. Com um fuet, misture bem.
Corte o chancliche em fatias finas.
Monte o prato colocando os cubos de melancia, as rodelas de cebola, o chancliche e as folhas de hortelã. Regue com o molho de Pimpinela depois de servido.
Deixe um comentário