A torrefação é uma etapa importante no processo que leva o grão do café até a sua xícara. Nesse momento, sabor e aroma podem ser diferenciados dependendo do método aplicado. Dentre as formas de realizá-lo, existe uma pouco conhecida no Brasil: a Torrefacto.
O processo consiste em adicionar certa quantidade de açúcar aos grãos para efetuar a torrefação. Dessa forma, eles ganham uma coloração mais escura e um brilho vítreo. Especialistas apontam que, torrado dessa forma, o café tem mais sabor e aroma do que aquele que passa pelo processo tradicional.
Geralmente, o café produzido neste método é misturado ao comum antes da moagem. Além da acentuação do sabor e do aroma, um estudo realizado na Universidade de Navarra (Espanha) revelou que o café torrado com açúcar possui mais antioxidantes do que o grão que passa pela torrefação tradicional. Ou seja, traz mais benefícios à saúde.
Para colaborar ainda mais com o resultado do estudo, outros pesquisadores chegaram à mesma conclusão de que o processo realmente aumenta a presença de antioxidantes no grão. Eles ressaltaram que a origem, variedade e até a forma de armazenamento também influenciam nesse resultado.
O Torrefacto originalmente era realizado para ajudar a preservar o café por mais tempo na década de 1920. O método ainda é utilizado em diversos países como Argentina, Espanha, França, Portugal, México e Costa Rica para manter o aroma e o sabor do café mais acentuados.
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário