Não é de hoje que o cardamomo faz um par perfeito com o café. Os árabes já o adicionavam à bebida. Os hindus misturavam ao leite, em folhas de chá preto e com outras especiarias (canela, cravo e gengibre): dando origem ao famoso Chai, que é servido após as refeições.
Confesso que essa receita com grãos de café foi um experimento, mas gostei bastante. Adicionar os grãos de café ao leite é uma versão mais essencial dessa dupla tão constante – café com leite.
Enquanto preparava, o perfume já me avisava que seria uma excelente combinação. Tenho a impressão de que a infusão dos grãos de café e cardamomo transmite ao leite sua essência sutilmente. Por isso é necessário tampar muito bem o recipiente para evitar a perda dessa sutileza.
De acordo com a especialista e proprietária da loja do Chá Tee Gschwendner em São Paulo, Carla Saueressig, o conceito de infusão compreende em todos os tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas, flores e frutas em água quente. Aqui me arrisco com o leite ao invés da água. Será que ainda estou inspirada pela República do café com leite? Não sei se fugi do conceito da infusão, mas o resultado é ótimo.
Quentinho com mel é um veludo na garganta. Gelado é refrescante. E sem adição de açucares ou mel é uma honesta e inocente bebida diet. Experimentem!
Ingredientes
- 250 ml de leite
- 1 colher (sopa) de café em grãos
- 1 colher (chá) de cardamomo
Modo de Preparo
Misture os cardamomos no leite e nos grãos de café. Leve ao fogo médio e quando a fervura começar desligue-o. Tampe e deixe descansar.
Coe, na hora de servir. Se for servir quente, aqueça novamente. Se for servir gelado, bata no liquidificador antes de servir. Fica uma delícia!
Dica: Você pode preparar e deixar na geladeira por 24 horas sem coar. Com isso, o sabor se acentuará.
Muito bommmm