Além de ser uma das mais deliciosas refeições do dia, o café da manhã também é uma das mais importantes. Afinal, é responsável pela alimentação do corpo após horas de sono – e também o momento de reencontro com nosso grão predileto. Mas você já parou para pensar em quais itens fazem parte do seu cardápio logo cedo, para garantir saúde, energia e disposição?
Segundo a nutricionista Melina Aniquini, o café da manhã deve representar entre 20% e 25% das calorias diárias. “Fazê-lo da forma correta ajuda a não sobrecarregar nenhuma das outras refeições e evita petiscos durante o dia, favorecendo a perda ou a manutenção do peso”.
Ficar sem comer, especialmente pela manhã, pode piorar quadros de gastrite ou refluxo, além de ocasionar fraqueza, mau humor, indisposição e dificuldade de concentração e raciocínio, segundo a nutricionista. O cardápio ideal deve ser composto de cereais/pães + lácteos + frutas.
Eu não tenho fome quando acordo…
Não consigo comer logo cedo…
Saio muito cedo e não dá tempo de comer…
Todo mundo já ouviu alguma das três frases acima. Mas, para Melina, nenhuma delas é desculpa para descuidar da alimentação pela manhã. “A sugestão é comer algo antes de sair de casa e no meio da manhã fazer uma refeição mais completa, com calma.”
Frutas devem ser consumidas logo cedo também, e já que vamos gastar energia o dia todo, não devemos preocupar com as calóricas (como açaí e abacate). Consumi-las na forma de sucos naturais também é indicado, assim como tomar um copo de água antes de comer, para hidratar o corpo que passou horas em jejum.
O nosso querido café também está liberado, ainda mais se você tomar café da manhã nos horários em que o corpo não traz picos de cortisol – o hormônio que nos mantém acordados –, como contamos aqui. Chás herbais também são uma boa pedida, assim como produtos lácteos, como iogurtes.
Agora que você já sabe como é um café da manhã ideal, que tal preparar uma mesa repleta de alimentos deliciosos da próxima vez?
Por: Carolina Gasparini
Deixe um comentário