Sou fanzoca das carnes de segunda – que de segunda só tem o preço. Normalmente são as partes dianteiras do animal, com sabor acentuado e que desmancham na boca quando cozidas.
Peixinho e músculo também são ótimas opções para esta receita. O peixinho leva esse nome pois o corte tem forma de peixe (assim como o patinho, que tem um formato de pato). Esclareço isso porque muitas vezes sou abordada nas filas de supermercados com dúvidas sobre a nomenclatura de cortes. Mas qualquer uma delas ficará perfeita aqui.
Esse molho é surpreendente. Coloco as pimentas de forma opcional, pois a quantidade é grande – para os profissionais do ardido como eu. O café faz um delicioso contraponto e a ameixa seca dá um leve adocicado. A carne é perfeita para ficar na geladeira por uns três dias, pegando sabor para rechear um pãozinho quando a fome bater. Vamos lá?
Ingredientes
- 1 kg de carne de segunda (acém ou músculo)
- 80 ml do Café 3 Corações Premium
- 1 litro de caldo de carne
- 1 cebola picada
- 4 ameixas secas picadas
- Azeite para refogar a carne
- Sal
- 1 cálice de aceto balsâmico
- 1 colher (sopa) do pó do Café 3 Corações Premium
- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) de cacau em pó
- 1 colher (sopa) de páprica picante
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Pitada de pimenta calabresa e tabasco (opcional)
Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, refogue a carne no azeite e na cebola. Adicione o caldo de carne, café, ameixas e aceto balsâmico. Deixe cozinhar na pressão por 50 minutos.
Quando a carne estiver cozida, retire três conchas da água remanescente do cozimento e adicione todos os ingredientes do molho: pó de café, gengibre, cacau, páprica sal e pimentas. Mexa bem e coe em uma peneira fina, só para tirar o excesso do pó de café. Acrescente a carne na hora de servir.
Deixe um comentário