Muitos estudos já provaram que o café possui inúmeros componentes que auxiliam na saúde e na prevenção de doenças. Agora, mais uma pesquisa mostra os efeitos positivos de nossa bebida preferida, dessa vez externamente: No combate à calvície.
A boa notícia foi publicada no British Journal of Dermatology, que analisou os efeitos da cafeína na saúde do folículo capilar. Segundo Adolf Klenk, especialista no tema que encomendou o estudo, o poder da cafeína ocorre quando é colocada diretamente no couro cabeludo – uma vez que seriam necessárias de 40 a 50 xícaras por dia para que ela fizesse efeito no crescimento do cabelo (o que é tóxico ao organismo).
Outro detalhe do estudo mostra que a cafeína funciona quando a pessoa apresenta fortes indícios de calvície, mas que é ineficaz após grande perda capilar (quando os folículos já perderam sua capacidade de regenerar os fios). Ou seja, é uma excelente forma de prevenir o problema, mas não de resolvê-lo.
De acordo com Klenk, utilizando um shampoo a base de cafeína concentrada, a queda de cabelo pode diminuir cerca de 20%. Os efeitos positivos também ocorrem em mulheres. Boa notícia para os jovens que veem seus fios caírem e que já se preocupam com a calvície desde cedo.
Por: Carolina Gasparini.
Deixe um comentário