A cafeína é normalmente associada com ganho de produtividade, senso de alerta e criatividade no dia a dia. Mas será que ela também pode ser considerada uma aliada na hora de diminuir o estresse? Aparentemente, sim – é o que aponta uma pesquisa que contou com cientistas de Portugal, dos Estados Unidos e do Brasil no projeto.
O estudo foi realizado com ratos, que foram submetidos a situações de estresse como banhos gelados e inclinações na gaiola. Por três semanas, uma parte dos animais tomou água acrescentada de cafeína, enquanto a outra consumiu água normal. Depois, todos foram submetidos a testes – e o resultado impressionou os cientistas.
Aqueles que beberam água normal exibiram níveis alterados de estresse, perceptíveis no cérebro e também no comportamento. Já os animais que consumiram a cafeína não apresentaram alterações. Apesar de ainda não confirmarem o motivo, os cientistas suspeitam que a razão para isso esteja relacionada com um bloqueio de receptores que causariam o estresse (em humanos, esses receptores são os responsáveis pelo mau humor e pela depressão).
O que achamos disso tudo? Aqui no blog nós já publicamos outra pesquisa que indicava a cafeína como responsável em ativar pensamentos positivos e felicidade. Apesar de ainda não conseguirem confirmar 100% a eficácia do café contra a depressão e estresse, aparentemente os pesquisadores estão perto de encontrarem uma conclusão positiva para esse assunto.
Só nos resta tomar uma boa xícara de café enquanto esperamos mais pesquisas sobre o tema!
Por: Marina Oliveira
Deixe um comentário