Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Pipoca com manteiga de garrafa e jabá

Para animar ainda mais sua festa junina, experimente essa versão de pipoca com manteiga de garrafa acompanhada de jabá e couve

Qual a diferença entre carne seca, jabá, carne de sol, carne de vento ou charque? O que elas têm em comum é a desidratação pela utilização do sal e a exposição ao sol, ao vento ou ao fogo. É um processo primitivo de conservar a carne, já que nossos ancestrais, depois de caçá-las ou abatê-las, precisavam guardar o excedente.

Pipoca com manteiga de garrafa e jabá

As peças mais nobres eram cortadas em mantas, salgadas e secas por algumas horas, para serem consumidas em poucos dias. Essa é a nossa boa e velha carne de sol. As mais gordinhas eram mais salgadas e expostas por um tempo maior à secagem, para perder umidade e aumentar a vida útil – como o jabá, ou charque.

Este último hoje é geralmente feito com a barriga, por isso a carne é fina e gordurosa. Após ser submetido a uma solução salina, ele descansa em uma salga seca com as mantas dispostas em pilhas – o peso delas ajuda na prensagem e soltura da água. As camadas mudam de posição com frequência para, em seguida, serem lavadas em uma solução de água salina.

Depois disso, são colocadas ao sol por cerca de cinco dias. Diferentemente da carne seca, que é mais semelhante à carne fresca por ter um processo bem mais curto de maturação. Mas qualquer uma delas fica ótima nesta receita, principalmente com a crocância da pipoca.

Vamos lá, minha gente?

Ingredientes

  • 1 xícara de milho para pipoca Dona Clara
  • 1 colher (chá) do Tempero Misto Dona Clara de sua preferência (com ou sem cominho)
  • 300 g de jabá
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate bem maduro picado
  • 1 punhado de couve picada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
  • Óleo para estourar a pipoca

Modo de Preparo

Lave bem o jabá e coloque para dessalgar na água em geladeira por 24 horas. Troque a água quatro vezes durante esse período. Depois de dessalgado, ferva em água até ficar macio. Desfie e reserve. Estoure a pipoca. Em uma frigideira, coloque a manteiga de garrafa e refogue a cebola até amolecer.

Coloque o tomate e o tempero.

Mexa bem e introduza o jabá e a couve. Mexa um pouco até secar o molho. Sirva em potinhos cobertos de pipoca.

Receitas

EUA: Salisbury Steak

Receitas

Cuba: Roupa Velha (Ropa Vieja)

Receitas

Carne assada ao molho de café e vinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *