Deixe que a Carmem Miranda que mora em você assuma o controle na hora de montar este bolo. Parece complicado, mas não é. Você pode fazer o pão-de-ló com antecedência e só montar na hora de servir. Mamãe merece esse esplendor e glória da apoteose frutífera.
Minha ideia de fazer o bolo xadrez foi por água abaixo depois de experimentar o pão-de-ló com o café Espresso Pleno da TRES. Mas coloquei a opção na receita. Funciona assim: Ou você prepara todas as camadas na versão “pão-de-ló com espresso” ou alterna essa primeira ideia com o “pão-de-ló tradicional”. Mas recomendo fazê-lo só com a versão de café (nesse caso, dobre a receita abaixo).
Você pode montar de baixo para cima, com as fatias inteiras, deixando o recheio transbordar pelos cantos. Ou ao contrário, como no passo a passo abaixo, e retirando o que sobrar com o auxílio do papel filme. Assim o recheio fica mais contido no bolo. Mas enfim, faça do seu jeito, e com as frutas de preferência de sua mamãe. Pode ser frutas secas e até flores.
Esse bolo, que virou moda nos Estados Unidos nos casamentos, lembra-me a arquitetura brutalista, que tomou conta do mundo após a Segunda Guerra. Tudo à mostra: Na arquitetura, o concreto; no bolo, a massa e recheio.
Aposto que esse bolo seria impensável para casamentos em décadas passadas, quando seguiam o padrão dos confeitos da realeza. Hoje, condizendo com as palavras de ordem dos arquitetos brutalistas, o “consumidor” percebe todos os “ingredientes” (materiais) da qual ele é feito. Vigas e pilares aparentes, uma aula de sistemas estruturais.
Assim é nosso bolo, tudo explícito, como deve ser o afeto que transmitimos para mamãe.
Ingredientes
- 6 colheres (sopa) do café Espresso Pleno TRES®
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
- 6 claras em neve
- 6 gemas
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pão-de-ló branco (feito com mesma receita acima, mas com água substituindo o espresso, e usando a mesma forma). Opção caso você prefira fazer o bolo xadrez
- 2 xícaras de chantili
- Geleia de frutas vermelhas quanto baste
- Açúcar de confeiteiro quanto baste
- Frutas vermelhas de sua preferência
Modo de Preparo
Em uma batedeira em velocidade alta, bata as gemas com o espresso frio, até formar uma espuma. Adicione o açúcar e bata até ficar uma mistura bem fofa.
Acrescente a farinha, e continue batendo que ela fique bem misturada. Abaixe a velocidade da batedeira para o mínimo e adicione o fermento, até misturar bem.
Retire e incorpore as claras em neve. Coloque em uma forma untada redonda e asse em forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Depois de pronto e frio, corte em três pedaços horizontais (no sentido do comprimento). Reserve.
Se optou fazer o bolo xadrez, prepare também a versão branca do pão-de-ló (com água no lugar do espresso). Coloque uma fatia do bolo branco sobre outra do bolo de espresso e corte em tiras.
Na mesma forma em que preparou o pão-de-ló, coloque o topo do bolo de espresso.
Cubra com chantili e frutas vermelhas picadas.
Coloque a segunda camada, respeitando o xadrez (bolo branco e espresso) Com uma espátula, espalhe geleia vermelha.
Coloque mais chantili e frutas picadas, assim respectivamente até terminar a massa dos bolos. Deixe em geladeira por 20 minutos, e desenforme com auxilio do papel filme. Cubra com chantili e frutas vermelhas. Peneire açúcar de confeiteiro por cima.
Olá! Adorei a receita, mas surgiu uma dúvida. Caso eu queira fazer só a versão café, devo dobrar quais ingredientes da receita? Obrigada e parabéns pelo site!
Todos os ingredientes, você vai fazer 2 receitas de bolo.
Exatamente, Cassia! Para fazer a receita apenas na versão com café, é preciso dobrar todos os ingredientes da receita de pão-de-ló com café espresso. 😉