Em agosto do ano passado nós contamos aqui no blog a história da ISSpresso, uma máquina de café muito diferente. A ideia da empresa Argotec (em parceria com a agência ASI e a marca de café Lavazza) era levar espressos de qualidade aos astronautas que trabalham na Estação Espacial Internacional (ISS). A boa notícia é que, finalmente, a invenção italiana chegou ao seu destino!
O presente chegou por meio de uma cápsula não tripulada chamada Dragon, da companhia SpaceX, no dia 17 de abril. Além da ISSpresso, ela trazia outros alimentos e suprimentos aos astronautas, como equipamentos para experiências na gravidade zero.
A responsável por “capturar” a cápsula foi a italiana Samantha Cristoforetti, com a ajuda de um braço robótico. “Há café naquela nuvem… Quer dizer, naquele dragão”, ela brincou, via Twitter.
“There’s coffee in that nebula”… ehm, I mean… in that #Dragon. pic.twitter.com/9MYrqIOXnI
— Sam Cristoforetti (@AstroSamantha) April 17, 2015
O primeiro registro da ISSpresso em funcionamento foi um tanto inusitado. Fazendo uma referência ao sistema de reciclagem de urina em água potável presente na estação, o americano Scott Kelly tweetou: “Bom até a última gota! Transformando xixi potável em café na Estação Espacial”.
#Recycle Good to the last drop! Making pee potable and turning it into coffee on @space_station. #NoPlaceLikeHome pic.twitter.com/My49c1ACMp
— Scott Kelly (@StationCDRKelly) April 22, 2015
Mesmo com a brincadeira, vale a imagem de uma gota de café na gravidade zero! Para saber mais sobre como a ISSpresso funciona, é só clicar aqui.
Por: Marina Oliveira
Deixe um comentário