A xícara cheia de chá pode ser uma excelente companhia em dias de tristeza e solidão. A afirmação vem de um dos públicos mais especialista na bebida do planeta: os ingleses. Os dados foram colhidos pelo instituto de pesquisas britânico YouGov.
Depois de entrevistar mais de 2 mil habitantes da terra da rainha, descobriu-se que pouco mais de 25% dos entrevistados recorrem ao chá quando se sentem tristes. Esse número dobra para 50% quando focado apenas em pessoas com mais de 55 anos. As mulheres são maioria, com 33% considerando as infusões quando estão se sentindo depressivas – contra 16% dos homens.
Mais da metade dos entrevistados associaram uma xícara de chá com conforto contra tristeza e solidão. E também consideraram o relaxamento o principal motivo para preparar a bebida. Outro dado interessante é em relação a idade dos apaixonados pelas infusões:
Enquanto a população inglesa entre 18 e 24 anos consome oito xícaras por semana, os britânicos com mais de 55 anos passam a beber, em média, 21 xícaras no mesmo período. Segundo a YouGov, a média para os habitantes do país é de 876 xícaras por ano por pessoa – o que é suficiente para encher duas banheiras com a bebida.
Os números podem indicar que, quanto mais idoso, mais sozinho o inglês se sente. “O número de pessoas com mais de 75 anos isoladas da sociedade está crescendo. Sabemos que o chá nos une, então pedimos para que as pessoas sejam voluntárias para tomar uma xícara com uma pessoa mais velha e solitária”, convocou Mary Rance, CEO da instituição Contact de Elderly, que encomendou a pesquisa.
Apesar de serem dados sobre a Inglaterra, sabemos que essa realidade também se aplica no Brasil. Então que tal convidar seu amigo ou parente mais velho para uma boa conversa, com direito a uma deliciosa xícara de chá?
Por: Marina Oliveira
Muito bom saber!
Apesar de não curtir muito
Quem sabe com essa boa notícia você não se anima para consumir mais chás, Julia? Obrigado pela visita!