Sempre que vou comprar couve-flor lembro de meu pai, que me ensinou a observar os aspectos de frescor das verduras, frutas e legumes para consumi-los. As dicas para comprar uma couve-flor bem fresquinha são: Veja se a flor está bem agrupada e branquinha. Se houver folhas bem verdes ao redor, melhor. Evite as que estiverem manchadas de preto, normalmente é porque já passou do ponto.
Essa receita minha mãe sempre fez sem café, mas resolvi introduzi-lo. Encantada com o sabor do novo espresso Ameno da TRES nas receitas, o acrescentei à couve-flor da mamãe. Mas você pode fazer com seu café preferido, coado ou instantâneo. Aposto que ficará ótimo.
Ingredientes
- 1 couve-flor pequena
- 1 cápsula do café espresso Ameno TRES®
- 100 g de manteiga
- ½ xícara de farinha de rosca
- 50 g de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta quanto baste
Modo de Preparo
Em uma panela, cubra a couve-flor com água até a metade. Acrescente sal e deixe cozinhar tampada por 10 minutos, ou até ela ficar tenra. Não deixe amolecer muito, para não perder a crocância. Quando estiver cozida, desligue o fogo e faça a cobertura.
Em uma frigideira, derreta a manteiga, acrescente o café espresso e a farinha de rosca. Mexa até os ingredientes estarem bem misturados, acerte sal e pimenta.
Coloque a couve-flor em um refratário e cubra com a mistura de farinha de rosca.
Polvilhe o queijo ralado e coloque por 10 minutos no forno para gratinar. Sirva imediatamente.
Deixe um comentário