“Que fila é esta?”, perguntei para minha amiga Marcia enquanto tentávamos andar nas calçadas da Rua Oscar Freire, em São Paulo. Claro, era a grife “pero no mucho” de sorvetes Ben & Jerry’s. Regalo este que meu filho Gabriel sempre acenava para que fizéssemos um pit stop nas pequenas lojinhas das cidades americanas. Eu, que não sou fã dos gelados, achava aquilo meio over. Mas por que não?
O sabor café me arrebatou. E, conhecendo melhor a história da dupla, comecei a admirar seus esforços empreendedores. Os excêntricos sorveteiros Ben & Jerry têm um histórico curioso. Os amigos de infância estavam com dificuldade em completar o ensino das respectivas carreiras. Então fizeram um curso por correspondência sobre o preparo de sorvetes.
Como Ben sofria de anosmia (incapacidade olfativa, que prejudica também o paladar), se concentrou no que chama de mouth feel (sensação bucal, em português). Isso caracterizou o uso de pedaços grandes de ingredientes no preparo dos sorvetes. A dupla abriu a primeira loja na fria cidade de Burlington, em Vermont, nos Estados Unidos, fazendo promoções de desconto à medida que a temperatura caia nos gélidos invernos.
Facilmente caracterizados como “um par de hippies”, os dois ganharam fama pelo mundo não apenas pelas criações incomuns de nomes curiosos. Mas também pela insistência em usarem ingredientes naturais e por participarem de diversas ações ambientalistas.
Quando experimentei o sabor do novo espresso da TRES, o Atento, achei que ele cairia muito bem nessa história. Claro que tenho um livro de receitas da dupla, que meu filho trouxe debaixo do braço em uma de nossas viagens aos EUA. Não foi preciso os pedaços grandes para completar a delícia. Duvidam? Experimentem, com o incomparável sabor do Atento.
Ingredientes
- 400 ml de natas (ou creme de leite azedo)
- 2 cápsulas de café Espresso Atento TRES®
- ½ xícara de leite gelado
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 3 ovos
Modo de Preparo
Misture bem os ovos com a ajuda de um mixer por 2 minutos. Coloque o açúcar e continue misturando por mais 1 minuto.
Acrescente a nata (ou creme azedo), o leite e o espresso gelado. Continue misturando até a mescla ficar homogênea.
Transfira para uma máquina de sorvete. Coloque no freezer e bata pelo menos mais 2 vezes a cada 1h de descanso.
Querida amiga e arquiteta e fotógrafa gourmet………… nessa ordem, pois amiga é para sempre.
Bem, continuo inconformada com a fila para o Ben e Jelly, cuja história só aprendi agora, lendo o blog. Mas confesso que continuo com o pé atrás quanto à marca, e aos sabores, tão poucos. Filas de 1 horas para escolher entre 12 sabores??? Aliás, a coisa mais sedutora que eles me mostraram foram buraquinhos na fachada, com pelinhos de vaca… dizendo "faça um carinho nas nossas vaquinhas" (hahahaha)
Porém estou muito muito interessada no SEU sorvete atento, nessa receita. Como não tenho máquina de sorvete, vou até o seu estúdio esperar a delícia ficar pronta…
parabéns por mais essa deliciosa receita. E saibam, adoro as outras receitas de café do Mexido de ideias .
Querida amiga,
Você sabe que aqui no estúdio não tem fila, e sim muitas máquinas TRES para degustarmos cafés espressos e coados. Vou preparar para você o sorvete e verá que mais uma vez os bonitinhos do EUA se curvarão diante da nossa culinária e ingredientes…hahahaha. Mas o máximo que você poderá acariciar será a Frida, a gata do Fernão que se mudou pra cá.
Beijos e obrigada pelo post,
Stela Morato
querida Stela, adoro sorvete, essa delícia que pode ser consumida a qualquer hora, além de considerar a sobremesa perfeita para todo tipo de refeição. tentadora a sua receita, com café, e estou curiosa para provar ! beijos ! RÊ
Obrigado pelo comentário, Regina! Não deixe de nos contar depois como ficou a sua receita. 😉
Deu agua na boca.Adoro sorvete . bjs Bete
Nós também adoramos sorvete, Bete! Ficamos felizes em saber que você curtiu a receita. 🙂