“Harmonizar é completar. O chá escolhido deve realçar o sabor do prato, e vice-versa. O principal atrativo é justamente criar um terceiro sabor que não existia antes. A bebida, se degustada sozinha, tem um gosto. O prato, outro. Em uma harmonização bem feita, um mais um é igual a três”. As palavras são da designer de chás Dani Lieuthier. O Mexido de Ideias a convidou para sugerir novas combinações de chás pretos e verdes com alimentos. Confira as ideias da especialista!
Para Dani, a regra básica é optar por sabores parecidos ou complementares aos do chá. Ela explicou que a versão preta, por exemplo, é 100% oxidada, com caráter amargo e forte. Por este motivo, em geral, combina com carnes vermelhas, cogumelos e preparações com especiarias.
“No caso de doces, combina com os preparados à base de leite, como pudim e crème brulée. Ou ainda com preparações que levam chocolate ou frutas secas”, explica.
E o verde? Dani diz que essa bebida é mais leve e suave do que os chás pretos. Em geral, combinam com peixes, frutos do mar e risotos leves. Também vão muito bem com queijos, porque com “sua adstringência trazem equilíbrio a uma harmonização com alimentos gordurosos”.
E se você é do time dos doces, não se preocupe, também há opções que combinam com chá verde e que agradarão muito seu paladar: bolo de laranja, torta de limão e outros tipos de preparações que levem frutas cítricas.
Dani diz que é importante lembrar que cada chá tem um aspecto diferente, assim como cada prato doce ou salgado. A melhor forma de elaborar um bom casamento entre chá e comida é testando.
Esse era o incentivo que faltava para experimentar a harmonização de chás. Quais das opções acima você escolheu para tentar em casa? Não deixe de dividir com a gente sua experiência!
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário