O que você faz quando está com sono? Toma café, claro. Mas como seria sua vida se não sobrasse dinheiro para esta energia extra? O projeto Café Suspenso tem exatamente este objetivo: levar a bebida para os estudantes de baixa renda. Inicialmente proposto dentro da Universidade de Brasília (UnB), a ideia é expandir o gesto para todo o Brasil.
Na universidade, há alunos com mais dinheiro e estudantes que não tem tantas condições, ou seja, os que podem fazer doações e os que dependem delas. Assim, a proposta sugere o seguinte: quando for comprar um café, compre dois e deixe um suspenso; quem não puder pagar pela bebida, pode pedir o que foi “pendurado” e recarregar as energias sem gastar o dinheiro do ônibus, por exemplo.
Segundo os organizadores do projeto, o controle dos cafés suspensos fica a cargo de cada estabelecimento, que deverá deixar um quadro visível com a quantidade das bebidas pendentes que estão disponíveis.
Ainda em fase inicial, o projeto está no site Catarse (financiamento coletivo) para arrecadar verbas para a criação de banners e cartazes que informem aos universitários do projeto proposto – ação que, aliás, já atingiu e ultrapassou seu objetivo de R$ 3 mil.A proposta tem como objetivo compartilhar a solidariedade entre os que frequentam a Universidade e, claro, fornecer a quem não pode uma dose extra para a realização de seus objetivos: “Assim todos perdem o sono, mas despertam sorrisos”, dizem os criadores.
Tomara que a ideia se espalhe por universidades, escolas, shoppings e diversos locais que tenham cafés e pessoas que pensam no próximo por todo o Brasil.
Lucas,
Muito obrigado pelo seu apoio. A proposta do Café suspenso é algo muito simples, visando proporcionar facilidade de fazer o bem de forma simples e legal, de quem pode para quem precisa e todos ganham.