A ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) só tem motivos para celebrar neste segundo semestre. Isso porque, em agosto, o Selo de Pureza completou 25 anos! Ele faz parte do Programa de Controle de Pureza que, desde 1989, luta pela valorização do grão nacional. Hoje, monitora cerca de 75% do volume total de café produzido no Brasil, para o bem do consumidor.
O selo tem como objetivo preservar a pureza de todas as marcas pertencentes aos cerca de 460 associados da ABIC. Além de punir – até com expulsão, dependendo do caso – os que não cumprirem estas normas: “O mercado respeita o selo e o varejo ainda mais, pois tem a garantia de um produto certificado”, diz Américo Sato, presidente da ABIC em evento de comemoração aos 25 anos do programa.
Para verificar a pureza dos grãos, cerca de 3 mil amostras são coletadas por todo o Brasil. Este recolhimento é feito de forma aleatória em mercados de diversas regiões. Os produtos são lacrados e enviados a laboratórios especializados. Para serem puros, eles devem contar com 0% de misturas de outros tipos de produtos (senão o grão) e não passar de 1% de impurezas (cascas ou resíduos). Segundo a ABIC, estas características valem para o café em todas as suas formas.
Com tantos anos de tradição, esse já é um selo que o consumidor pode confiar. Logo, não deixe de conferir se o seu grão predileto possui o Selo de Pureza!
Por: Lucas Tavares
eu gostaria de saber desde quando a ABI não faz fistoria nas empacotadora de café pos a 15 dias comprei o café da marca pimpinela e eu fique revoltado pos timha mas po amarelo do que café sera que teve fiscalização claro que não e po de terceira ou de quinta e café para pobre ninguém liga.
Olá Celio, procure o SAC do café Pimpinela através do site http://www.pimpinela.com.br/, eles podem explicar e analisar o seu problema.
Atenciosamente, Equipe Mexido de Ideias.
onde se ler ABI leia se ABIC.