Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Nova plataforma monitora o agroclima do café na Colômbia

Os produtores de café colombianos têm uma nova arma nas mãos: uma ferramenta online que monitora o agroclima do país. Genial, não acha?

Em mais uma prova de que a tecnologia está sempre a favor do nosso grão favorito, o Centro Nacional de Pesquisa do Café da Colômbia (Cenicafé) – pertencente à Federação dos Produtores de Café Colombianos – acaba de criar uma plataforma online para o monitoramento do agroclima nas regiões produtoras no país. A página fornece informações vitais para que seja possível se preparar com antecedência para as mudanças climáticas que influenciam diretamente a plantação.

A chamada Plataforma Agroclimática Cafeeira recebeu financiamento do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e possui cerca de 230 pontos de observação espalhados por todas as regiões da Colômbia, fornecendo informações quase que em tempo real. O produtor só precisa selecionar o observatório mais próximo de suas plantações e realizar a pesquisa do clima.

Entre outras características, a busca da página consiste em temperatura do local, umidade do solo em diferentes profundidades, radiação UV, vento, umidade relativa do ar e, claro, a probabilidade de chuvas para a região. Tudo isso com precisão científica para que o produtor consiga tomar as melhores decisões para sua plantação.

Além dos próprios cafeeiros, a plataforma visa ajudar na construção de planos futuros para aumentar ainda mais a produtividade colombiana quando o assunto é café. E que a ideia se espalhe por todos os países produtores, para que eles também possam aproveitar destes benefícios.

Para saber mais sobre a Plataforma Agroclimática Cafeeira, basta acessar este link e se informar.

Por: Lucas Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *