Nosso País – com exceção, talvez, dos extremos norte e sul – nunca obedece rigorosamente às estações do ano. Receitar sopa no inverno é sempre um tiro no escuro. Mas esta aqui tem uma grande virtude: pode ser servida fria ou quente.
A preciosa mistura se transforma conforme a temperatura. Quente, o sabor do frango prevalece ao dos legumes, e a erva-doce promove aquela quentura gostosa ao nosso paladar. Fria, ela é refrescante e, tanto os legumes como o frango absorvem um pouco da “picância” da erva-doce.
Não sei como estará a temperatura hoje, mas seja qual for, quente ou fria esta substancial sopa cairá deliciosamente em seu paladar.
Ingredientes
- 1 litro de caldo de galinha (pode ser em cubinhos)
- 2 cápsulas de chá de erva-doce TRES®
- 2 xícaras de ervilhas frescas (pode ser congelada)
- 1 cebola picada
- 2 cenouras picadas
- 2 talos de salsão picados em cubinhos
- 1 peito de frango picado em cubinhos (sem osso)
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 dente de alho amassado
- ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Modo de Preparo
Em uma panela grande, frite a cebola no azeite até ela murchar. Acrescente o peito de frango e refogue bem.
Introduza a cenoura e o caldo de galinha. Quando a cenoura estiver cozida, coloque as ervilhas e o salsão. Desligue o fogo e tampe a panela.
Enquanto isso, em uma frigideira, frite o alho com a manteiga até dourar um pouco. Coloque a farinha de trigo e mexa bem, até ficar levemente dourado.
Coloque o chá de erva-doce, mexa bem e introduza essa mistura na sopa. Deixe cozinhar por mais 4 minutos. Sirva imediatamente.
Deixe um comentário