Não é de hoje que o brasileiro resolveu harmonizar o bom café com um dos alimentos mais antigos a serem consumidos pela humanidade. Seja no café da manhã ou durante a tarde, já se tornou um grande hábito combinar pães variados com a bebida. Mas esta tradição nunca foi tão levada a sério quanto nos dias de hoje, com a busca dos melhores casamentos entre os dois.
Um dos focos do chef padeiro Rogério Shimura é justamente estudar e compartilhar o conhecimento sobre os diversos tipos de pães. Ele possui uma escola de panificação, uma loja que vende seus produtos e acaba de lançar o livro Os Pães que Mais Gosto (Editora Gaia), e conversou um pouco com o Mexido sobre a harmonização do alimento com o café – entrevista dada durante a sua palestra na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 22 de agosto deste ano.
Shimura diz que “o brasileiro está descobrindo novos sabores. Aqui, existe este hábito, tanto que já há aulas de cafés e de chás, junto com o pão. As duas bebidas podem ser harmonizadas. Eu gosto de um pão mais ácido com um café mais forte. Assim você consegue explorar mais o sabor na boca, no palato”.
Para o chef, há relação é tão forte entre os dois produtos que sua escola estreará um curso de harmonização entre os dois em cerca de 2 ou 3 meses, comprovando ainda mais a teoria de que pão e café têm uma relação de amor.
Qual é sua combinação preferida? Confessamos que temos uma queda por um enroladinho de calabresa com uma boa xícara de café… Dá até água na boca.
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário