Já ouviu falar da Teanina? Se ao ler esse nome você se lembrou do café, não estranhe. Esta substância é o equivalente a cafeína no mundo dos chás e infusões. Chamada mais precisamente de L-Teanina, é um aminoácido encontrado nas folhas da Camellia sinensis e um estimulante que combate o estresse e traz inúmeros benefícios para o corpo.
A teanina está associada ao aumento do hormônio serotonina, o que explica o efeito relaxante que você sente ao degustar uma boa xícara de chá. Além do bem-estar, a substância também auxilia a perda de peso, protege os ossos, o coração, diminui a pressão do sangue e, segundo o site Saúde Ativa, também tem propriedades antioxidantes.
Mas, se o chá é relaxante, por que ele também é associado ao aumento da concentração, do foco e da energia cerebral? Culpa da cafeína. A planta também possui esta substância, o que explica a mistura de efeitos estimulantes e não estimulantes.
Além disso, a associação destas duas substâncias potencializa efeitos, como a diminuição do cansaço mental e físico e o aumento do foco, da concentração e até de aprendizagem.
Quem diria que o chá fazia tão bem, não acha?
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário