Já imaginou uma cafeteria na qual é possível escolher o quanto vale cada bebida servida? Esse lugar existe – e fica mais perto do que você imagina. A ideia é do Curto Café, estabelecimento localizado no centro do Rio de Janeiro (RJ). Há quase um ano, o local oferece ao cliente a opção de escolher o valor a pagar pela xícara.
Funciona assim: A cafeteria possui um quadro negro onde são exibidos todos os gastos fixos da casa – como aluguel, custos de limpeza, equipamentos e internet wi-fi. A partir de valores mínimos (R$ 0,50 para espressos e R$ 1 para cappuccinos), que correspondem à matéria-prima, o cliente escolhe o quanto quer contribuir, se baseando também em sua satisfação ao sair do local.
O cliente ainda pode optar em preparar os cafés com as próprias mãos, contando com a ajuda de moedores, máquinas de espresso e outros métodos de preparo. Outra vantagem oferecida é a clássica “pendura”: Você pode pagar pela bebida outro dia, se não estiver com dinheiro no momento.
Ao que parece, a atmosfera do local mostra que há confiança no cliente. Tanto que o caixa é feito a partir de dois recipientes de plástico, onde o próprio consumidor coloca o dinheiro e retira o troco, se necessário. Também é possível fazer depósitos online, que se transformam em créditos a serem usados durante o mês.
Tomara que a ideia dê certo e seja replicada em outras cidades do Brasil! Para mais informações, basta acessar a página do Curto Café no Facebook.
Por: Lucas Tavares
Fotos: Divulgação
Deixe um comentário