Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Você pode saber mais sobre isso em nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

CONTINUAR E FECHAR
Oferecido por

Kaapi: o café filtrado da Índia

Kaapi: o nome é estranho, mas o ingrediente a gente conhece bem. Veja a história do café filtrado da Índia e como é o costume no país

Assim como os vietnamitas, os indianos têm um tipo de café para chamar de seu. E um filtro especial para prepará-lo que é um tanto exclusivo. Conhecida por lá com o nome de Kaapi, a mistura é servida há anos da mesma maneira: 80% do grão, 20% de chicória e um pouco de leite, tudo preparado em um percolador.

O método de preparo consiste em um equipamento com quatro peças de metal. O pó do café misturado à chicória é colocado na parte superior, que é fechada e comprimida com uma tampa metálica. A água quente é acrescentada na parte de baixo de forma que, quando você encaixa as partes e as vira de ponta cabeça, o líquido desce e se mistura ao grão. Depois de aguardar a infusão, basta inverter novamente para que a mistura passe pelo filtro e separe os sólidos do resultado final.

Depois de pronto, os indianos incluem um pouco de leite quente à mistura. Ela é normalmente forte e encorpada, sendo sempre servida nas chamadas tumbler-davaraa¸ canecas de metal que dispensam os luxos e focam na praticidade e, claro, na tradição do uso do utensílio.

Para os indianos – e também para quem já experimentou – o sabor e aroma do resultado desta mistura são incríveis. Tanto que, até hoje, existem cafeterias históricas dedicadas a agraciar as manhãs dos habitantes e turistas com boas doses de Kaapi.

E você? Experimentaria esta mistura?

Por: Lucas Tavares

Imagem: Saffron Trail

Mundo do café

Alex Atala visita fazenda e fala sobre o ciclo do café

Receitas

Café filtrado Gourmet TRES® com melado

Harmonização com Café

Harmonização: Cafés e chocolates para a Páscoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *