Eritreia é um país localizado próximo da Etiópia, na África, e que esconde belos segredos. Um deles é a linda cerimônia realizada por seus habitantes utilizando o café, parte importante da cultura local. Com o objetivo de retratar a relação deste ritual com as raízes e a história sofrida da nação, o diretor Ridwhan Jamal, da produtora The Flying Camel, produziu o vídeo “Mom’s Coffee”. No mínimo emocionante.
A Eritreia foi primeiramente colonizada pela Itália, se tornando parte da Federação da Etiópia em 1947 (país que sofreu 30 anos de guerra civil) até a independência em 1993. Todos os problemas levaram muitos habitantes eritreus a migrarem dali, transição conhecida por eles como sua diáspora. Neste aspecto, o café teve papel importante de integração e até de alívio para aqueles que saíram de sua terra natal:
“Não era possível para a Eritreia pegar pertences na hora da partida. No entanto, como nos sustentamos em torno da jebena (pó de café), as casas depois da diáspora ficaram perfumadas com o aroma da terra natal”, diz o vídeo.
A produção também mostra – de um jeito muito belo e detalhista, por sinal – como é, de fato, a cerimônia no país. Podemos ver as várias semelhanças com a Etiópia: torra feita na hora, apreciação do aroma e até as pequenas porcelanas, chamadas de finjals¸ usadas para tomar café. Até os acompanhamentos são semelhantes: pipoca e pequenos lanches.
Os pequenos detalhes são a alma do vídeo e nos surpreendem. O café é feito nos padrões dos turcos: os grãos moídos são misturados na água quente e filtrados utilizando crina de cavalo. Curioso, não?
Ao final, a mensagem que o vídeo “Mom’s Coffee” deixa é: Para as pessoas cuja única residência é a partida, o café pode se tornar uma residência. Assista ao emocionante documentário aqui:
Por: Lucas Tavares
Um belo ritual para uma bebida forte, estimulante, saborosa.
Café: Tudo de bom!
Faltou falar um pouco do café do Brasil.
Olá, Nazareth, tudo bom?
O ritual do café na Eritreia é muito bonito mesmo.
Não falamos sobre o Brasil pois o texto foi focado no país africano, que tem laços muito belos com o café.
Muito obrigado pela visita, abraços.
Tem alguma forma de traduzir o documentário? Eu gostaria muito!__
O vídeo ainda não tem tradução, Malira.
Se soubermos que alguma, te avisamos, tudo bem?
Beijos e muito obrigado.
Ok, obrigada pela atenção!
Vou aguardar!