Este bolo dinamarquês é um verdadeiro coffee cake: fica perfeito servido com café. A ideia de compartilhar a receita agora veio por conta do filme Frozen, produzido pelos estúdios Disney. Desde criança, nunca perco uma boa animação, hábito que passei para meus filhos. Hoje, eles é que me carregam para o cinema.
O filme é “levemente” baseado em um primoroso conto do dinamarquês Hans Christian Andersen, “A rainha do gelo”. Mas confesso que não tenho preconceitos com as adaptações, desde que possamos comparar com o original. É interessante analisar versões de diferentes épocas e meios de comunicação: livros ilustrados x cinema em 3D. Dá o que pensar…
O roteiro Disney também pontua como são divulgados nossos contos de fadas contemporâneos. Vale assistir ao filme e ir atrás da história original. A receita fácil e deliciosa foi roteirizada pelo estúdio Stela Morato, com algumas modificações da original e com uma nova indicação: que tal consumir o Brunsviger com café gelado?
Garanto que fica danado de bom.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de Café com Leite 3 Corações dissolvidos em 200 ml de água morna
- 25 g de fermento biológico
- 1 ovo
- 50 g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 450 g de farinha de trigo
- 40 g de manteiga em pomada
- 200 g de açúcar mascavo
- 150 g de manteiga em pomada
- 70 g de castanhas picadas (amêndoa, caju, amendoim)
- 1 colher (sopa) de mel
- 1 colher (chá) de canela
Modo de Preparo
Em uma vasilha, misture o fermento com o açúcar e adicione o café com leite. Coloque a manteiga e a farinha misturando sempre até formar uma massa elástica.
Coloque em uma forma (20 cm X 27 cm) untada só com óleo. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20 minutos.
Em outra vasilha, coloque a manteiga, mel e canela. Misture até formar uma pasta.
Depois de descansar por 20 minutos, faça furos com os dedos na massa. Coloque a cobertura. Salpique as castanhas e leve tudo ao forno (180ºC) por aproximadamente 25 minutos.
Dica: Se o tempo estiver frio, deixe mais de 20 minutos para a massa descansar – até ela crescer. O tempo de forno também depende de sua potência, por isso é necessário ficar de olho.
Vixe, delícia, eu tiraria o amendoim. Será que pode?
Stela Morato:
Obrigada por escrever. Claro que pode. A receita original é feita com uma camada de marzipã, que é uma pasta de amêndoas, já mais difícil de produzir. Por isso, coloquei as castanhas de sua preferência na receita: pode ser Pará, caju, amêndoa, nozes, etc…
A sugestão do amendoim é por ser mais comum ao gosto brasileiro. Mas use o que for de seu agrado e escreva sempre,
abraços,
Ola, achei muito interessante sua pág adoro receitas e fiquei curiosa testar essa, parece muito gostosa mas tenho uma dúvida onde está café com leite misturado em água, seria café coado e misturar com o leite, depois adicionar água?
Muito obrigada, aguardo o retorno, abraços
Stela Morato:
Obrigada por escrever, fico muito feliz quando os leitores como você curtem o Mexido.
Você pode usar café com leite in natura, completando os 200ml. Pode ser 150ml de leite e 50ml de café. A receita que postei usam água, pois eu usei o café com leite em pó da 3 Corações.
Muito grata e sucesso na receita.
Adoooro novidades!!! Vi essa receita a algumas semanas atrás e não podia esperar mais para fazer…. acabei de colocar para assar e não vejo a hora de poder experimentar esta delícia!!! No lugar das castanhas sugeridas, estou usando nozes, que é o que tenho disponível no momento…hehehe…. mas na próxima quero fazer com amêndoas! Um abraço!!!
Nossa que delícia,não vejo a hora fazer essa receita adorei,muito obrigada…
Experimente, Maria!
Fica realmente uma delícia. Depois, nos conte o que achou.
Obrigado pelo comentário, volte sempre.