Além dos benefícios à saúde, o café também é um aliado dos praticantes de esportes. Essa boa notícia foi confirmada em um estudo realizado pela Embrapa Café, em parceria com a Abic. Os pesquisadores afirmaram que a cafeína e outras substâncias presentes no grão aumentam o rendimento e a queima de gordura do corpo. A bebida é indicada para os entusiastas do futebol, ciclismo, atletismo, atividades de resistência e até natação.
Os estudos, coordenados pelo pesquisador Darcy Roberto Lima, destacaram os muitos benefícios da bebida aos atletas. Com o café, os praticantes ganham uma atenção mental mais apurada, além de melhoras no desempenho, tempo de reação e processamento visual.
Isso acontece porque a cafeína, quando ingerida nas doses certas, é responsável por liberar endorfina no cérebro. Esse é o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar – o que faz com que o atleta siga adiante, mesmo cansado.
Entre os benefícios da cafeína aos praticantes de esporte também estão o aumento do estado de alerta do cérebro, a melhora no funcionamento do coração, o retardamento da fadiga e a elevação dos níveis de cálcio nos músculos.
A Embrapa sugere que o pico da cafeína no organismo ocorra entre 15 a 120 minutos após a ingestão. Ou seja: não deixe de tomar seu café momentos antes de ir à academia ou praticar esportes. Ela aumentará seu rendimento!
Por: Lucas Tavares
Faço intensa atividade física e gosto muito de tomar um cafezim, como uma típica mineira. Amei a notícia!
Olá, Micheline. Como vai?
Muito bom saber que o café pode nos ajudar tanto assim, não acha?
Obrigado pela visita, bons exercícios e ótimos cafés.
Abraços.