Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant. Essa tradição existe no país desde 1662, mas caiu na graça do povo a partir do século XIX por causa de uma duquesa esfomeada. De lá para cá, o hábito saiu da exclusividade burguesa e é praticado por toda a população… E em qualquer horário!
Segundo a revista Super Interessante, a tal tradição do chá das cinco já existia há tempos em terras portuguesas. Ao se casar com o rei inglês Charles II, Catarina de Bragança, filha de D. João IV, acabou levando o costume para a Inglaterra. Lá, ele foi adotado pela corte em cerimônias e banquetes.
Mesmo assim, foi por causa de outra personalidade da realeza que o ritual ganhou fama e notoriedade. Anna Maria Russell, duquesa de Bedford, sempre se sentia faminta entre o almoço e a janta. Como solução, fazia um pequeno lanche que consistia em uma xícara de chá com leite e açúcar, e algum salgado.
Com o tempo, aristocratas e burgueses ingleses passaram a imitar o ritual da duquesa em suas casas, aproveitando a ocasião para exibirem as mais caras e belas porcelanas e pratarias. A partir daí, a tradição se espalhou, salões de chá foram criados e toda a Europa foi tomada pelo consumo do chá das cinco.
Hoje, o horário fixo não é obrigatório, mas o hábito de tomar um lanche no meio da tarde regado a muito chá, pães e doces permanece intacto, com menos ou mais formalidade.
Por: Lucas Tavares
Tenho uma filha morando na Inglaterra e também já aderiu ao hábito do chá das cinco!!
muito legal
Que bom que gostou, Wanderson.
A história por trás do chá das cinco é realmente muito legal.
Abraços, volte sempre.
nossa sua filha é muito sortuda *–* esse é o meu sonho <3
Sem palavras quando leio algo sobre o chá das cinco me derreto. Nunca saí do país mas se eu pudesse iria para Inglaterra só para tomar esse chá. Aqueles jardins e vistas maravilhosas combinam perfeitamente com um delicioso chá para degustar calmamente.
Ficamos felizes que nosso texto tenha te trazido tantas emoções, Priscila! Obrigado pela visita.
Gostei… Tenho um trabalho na escola sobre a Inglaterra e individual , o meu é sobre esse chá das 5. e gostei do texto copiei tudinho 🙂
Olá Letícia, tudo bem?
Que bom que gostou da história.
Mas não vale copiar, ok? O que acha de ler, entender e escrever sobre o assunto com suas opiniões e impressões? Fica bem mais legal.
Abraços, volte sempre e boa sorte com o trabalho.
A casa do meu filho é no Reino Unido (Inglaterra) e estive la e apreciei bem o chá das cinco Foi interessante saber da história do chá das cinco . Breve tterei novidades sobre o assunto. Obrigada pela informação. Fernanda .
Obrigado por dividir com a gente suas experiências com o chá das cinco, Fernanda! =)
Vontade de tomar o famoso chá das 5 na Inglaterra, mas enquanto isso vou tomando chá aqui mesmo…
Olá Roberto, tudo bem?
Seria delicioso não é mesmo? Ainda bem que podemos reproduzir o ritual aqui no Brasil…
Obrigado pela visita, volte sempre.
Olá estava procurando pq surgiu a historia do chá das 5, pois vi uma reportagem na GNT de uma pessoa no Brasil dizendo que entendia tudo sobre os chás, ela informou que a história começou pq uma duquesa na Inglaterra era muito baladeira, assim a moça acordava tarde e convidava as amigas para tomar o chá das 5 e contar tudo o que aconteceu na noite passada. Aqui no site fiquei sabendo de outra história, qual será é original?
Gostei muito da matéria.
Oi Adri,
Obrigado pelo comentário!
A história da rainha Catarina de Bragança é uma das mais conhecidas quando o assunto é a história do chá das cinco. Mas, como toda lenda, existem outras versões. 😉
Atenciosamente,
Equipe Mexido de Ideias
Achei muito legal essa reportagem. Acho muito elegante você convidar amigas para tomar o chá das cinco e bater um papo numa reunião informal em sua casa. Já tive oportunidade de tomar o chá na Inglaterra. É tudo muito requintado. As casas de chás, faz você se sentir como nos tempos antigos. `
É muito fino, e você fica imaginando isto acontecendo naqueles castelos medievais. Adoro isso. Em julho estarei lá novamente provando essas delícias. Parabéns pelas informações valiosas.
Obrigado por dividir sua experiência com a gente, Vera! 🙂
não gosto de chá mas se fosse lá experimentaria
Olá Jéssica! Esperamos que logo você consiga viajar e experimentar!