O Estado da Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, dando conta de 95% de toda a produção nacional. Nada mais justo que existir um documentário que fala justamente sobre a economia da semente na região. O filme Saga do cacau, produzido pela TV Santa Cruz em 2005, cumpre exatamente este objetivo: traçar um panorama da atual situação e de toda a problemática envolvida no cultivo baiano.
O documentário aborda as tendências para a produção do cacau no Estado. Ela é caracterizada por novas técnicas de manejo, estratégias de associativismo e, claro, pela preocupação com o meio ambiente – o que também é comum em outros tipos de cultivo, como o do nosso café. O filme ainda dá conta das curiosidades da semente, como a luta contra pragas e a influência que o cacau possui sobre as obras do autor Jorge Amado.
Talvez a importância de Saga do cacau seja mostrar uma economia que já esteve em seu auge, passou por anos de crise e, hoje, consegue se reerguer graças ao uso de novas tecnologias.
Abaixo você encontra o primeiro episódio da série, que conta com quatro partes. Para ver o resto, basta clicar nos links correspondentes:
Clique aqui para ver a parte 2.
Clique aqui para ver a parte 3.
Clique aqui para ver a parte 4.
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário