Essa espécie de tilápia vermelha, também conhecida com Saint Peter, é bem melhor comercializada que sua prima de cor acinzentada. Apesar de ser um peixe de água doce, não conserva aquele gostinho de barro, que nem todos apreciam. Ela está sendo cultivada para consumo na África e especialmente em Israel, de onde vem sendo introduzida em todo Brasil mais recentemente.
Tem um ótimo custo benefício, já que o preço costuma ser inferior aos dos peixes de mar e mesmo alguns de rio, como a truta, e a truta salmonada – muitas vezes vendida como salmão. Nessa receita, o café e a manga complementam o sabor da carne, mais delicado.
Vamos experimentar?
Ingredientes
- 2 files de Saint Peter
- 1 manga cortada em cubos
- 1 cálice cheio de vinho branco
- 1 colher (sobremesa) de café solúvel 3 Corações
- 4 colheres (sopa) de azeite para fritar os filés
- Pimenta rosa a gosto
- Pimenta do reino e sal para temperar os filés
Modo de Preparo
Tempere os filés com pimenta do reino e sal. Coloque o azeite em uma frigideira antiaderente e passe os filés rapidamente dos dois lados. Retire.
Na mesma frigideira, coloque o vinho branco e faça o deglassé (dissolver a gordura do peixe no vinho). Coloque o café solúvel e mexa até dissolver.
Coloque a manga e a pimenta rosa. Mexa um pouco e desligue. Se necessário, coloque mais vinho branco. Sirva a manga por cima dos filés.
Deixe um comentário