Se você ouviu falar em cafés especiais, provavelmente ouviu algumas siglas que representam este mercado. Um deles é a BSCA, A Brazilian Specialty Coffee Association (ou Associação Brasileira de Cafés Especiais, em tradução livre). Criada para “defender” e valorizar a qualidade dos cafés especiais produzidos no Brasil, 12 produtores se uniram para criar esta associação em 1991. Mas, afinal, o que ela faz?
Sem fins lucrativos, ela busca estimular um processo de produção mais aprimorado e sustentável, além de difundir o comércio desses grãos dentro e fora do Brasil. Segundo seu site, ela “tem como objetivo congregar produtores de cafés especiais, difundir a produção de cafés especiais brasileiros, e estimular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência nos serviços referentes à comercialização destes cafés”.
Para quem não sabe, a Associação possui programas e parcerias para promover, através de pesquisas e outras ações, a qualidade e o reconhecimento do café do país. Um deles é o Cup of Excellence Brasil que, desde 2000, elege os melhores grãos e premia os produtores que depositaram esforços e muito trabalho nos processos de produção.
A BSCA é uma das representantes brasileiras nos conselhos da SCAA (Specialty Coffee Association of America), a Associação de Cafés Especiais da América, principal organização que estimula a produção o consumo de grãos especiais pelo mundo. Duas associações distintas, mas que têm um objetivo comum: melhores cafés.
Por: Lucas Tavares
Ola muito interessante esse assunto,gostaria de saber informações sobre este produto obrigada.
Olá Leisiane, como vai?
Não entendemos muito bem sua dúvida.
Pode nos explicar melhor?
Abraços, até a próxima.
Desculpa não soube expressar minha pergunta rs, gostaria de saber mais sobre a associação e sobre a produção de coffea arabica e canephora.obrigada
Olá Leisiane, como vai?
Você pode encontrar mais informações sobre a associação na página oficial: http://bsca.com.br/
Esperamos ter ajudado, abraços e volte sempre.