Parece um pouco esnobe chamar os licores pelas marcas de fabricação, afinal se você não é um conhecedor, fica a pergunta que não quer calar: do que é feito? Aqui no Brasil, esse tipo de bebida costuma tomar o nome de seus ingredientes, como: licor de jabuticaba, jurubeba, açaí e assim por diante.
Não sou grande conhecedora de licores, mas para quem não sabe, o licor de Cointreau é feito de cascas de laranjas doces e amargas, provenientes do Brasil, Espanha, Haiti e Gana. Elas são secas ao sol e destiladas em alambiques de cobre, mas sua cor pode enganar. Afinal, ele é nacarado, porém, o sabor de laranja é inconfundível. Seu teor alcoólico é de 40% e, além de ser degustado como digestivo após as refeições, é amplamente utilizado em drinks. Sua combinação com café é perfeita! Os dois digestivos juntos têm um sabor imperdível.
E, se quiser visitar a destilaria que fabrica o Cointreau desde 1849 em Angers, na França, aí vai minha dica. Ela está na rota do Vale do Loire, região dos castelos. Se estiver por lá, não custa dar uma passadinha.
Para a receita, sugiro 2 colheres (sopa) de licor para uma xícara, mas a quantidade fica a gosto de freguês.
Deixe um comentário