Uma frase erroneamente atribuída a Otto Von Bismarck famosamente diz que “leis são como salsicha – é melhor não ver como elas são feitas”. Mas nem tudo sobre esses curiosos embutidos de carne é insalubre como ele sugere. Podemos ver no vídeo abaixo uma aula do saudoso mestre da carne, o chef Marcos Bassi. Ele desvenda os mistérios do preparo da linguiça, provando que ela não é tão arcana para impedir sua produção caseira.
Um aspecto que surpreende alguns é o encapsulamento em intestino de porco, mas ele pode ser comprado por qualquer um através desse link. O grande barato é que ela pode ser feita com a carne de sua preferência: de frango, bovina, de porco ou cordeiro.
Já experimentei receitas de café com diversas carnes e o resultado sempre surpreende. A linguiça ainda havia passado incólume pelo meu radar. Minha preferida é a calabresa, bem apimentada, que você pode encontrar pronta em qualquer supermercado.
Essa receita é deliciosa! Com ou sem o preparo doméstico da linguiça, vale experimentar.
Ingredientes
- 500gr de linguiça crua de sua preferência
- 100ml de café
- 1 cebola roxa cortada em fatias
- 2 colheres (sopa) de óleo de milho ou canola
- Alecrim a gosto
Modo de Preparo
Coloque óleo em uma frigideira e adicione as linguiças para fritar. Quando estiver bem dourado dos dois lados, retire e reserve.
Adicione as cebolas. Frite um pouco, coloque o café e o alecrim.
Deixe evaporar um pouco e recoloque as linguiças na frigideira. Sirva quentinha e em fatias com pão integral.
legal e ineresnte