“O que você faria com uma torradeira que não funciona mais? Jogar fora? De jeito nenhum!” Essa é a visão da Repair Café, criada na Holanda pela jornalista Martine Postma. A iniciativa reúne eletricistas, costureiros, carpinteiros e mecânicos voluntários, que oferecem consertos gratuitos para itens quebrados em uma espécie de cafeteria ambulante. O cliente leva o objeto, aprende a arrumá-lo ao lado dos profissionais e ainda pode bater um papo com outras pessoas. E o melhor: “Se não tiver nada para ser reparado, você pode aproveitar uma xícara de café”.
A ideia surgiu da vontade de promover a sustentabilidade. Assim, a Repair Café viaja por diversos lugares da Europa e dos Estados Unidos relembrando a velha arte do “faça você mesmo” aos clientes. “O problema é que muitos se esqueceram que é possível reparar as coisas com as próprias mãos. Ensinamos as pessoas a verem suas posses com outros olhos e apreciarem o seu valor. Queremos mostrar como isso pode ser divertido e fácil”.
Além dos profissionais a disposição do cliente, o café ainda disponibiliza materiais para o conserto de roupas, móveis, eletrodomésticos, bicicletas e outros itens. Ainda há uma espécie de livraria, onde você pode encontrar livros e manuais sobre reparos.
O legal do projeto é que ele incentiva a criação de outros Repairs Cafés espalhados pelo mundo. Pelo preço de R$ 75 (€ 25), os interessados levam para casa o manual da iniciativa, flyers e panfletos de divulgação, placas e outros itens básicos para a cafeteria.
Para mais informações sobre o projeto, basta acessar o site. Porque, além de contribuir para o meio ambiente, se juntar para bater um papo regado a café é uma delícia, não é mesmo?
Imagens: Revista Trip
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário