“Vestiu uma camisa listrada e saiu por ai,
Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu Parati,
Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão.
E sorria quando o povo dizia: sossega leão, sossega leão”.
Imortalizada por Carmen Miranda, a música de Assis Valente, “Camisa Listrada”, atravessou gerações e cunhou para o grande publico a expressão “Parati” como um entendimento simultâneo para cachaça. Afinal, a cidade de Paraty sempre foi uma grande fornecedora da ”danada da boa” para o Rio de Janeiro.
A partir de 1600, a cidade começou a produzir a aguardente que se tornou famosa, quer pela madeira usada em seus alambiques, ou pelos segredos usados na alambicagem. Dos mais de 100 produtores desde 1700, a cidade hoje conta com apenas 7. E, foi no ano passado, em Paraty, que experimentei pela primeira vez uma cachaça com café. Adorei, e resolvi experimentar receitas para meus leitores. Ao flambar os grãos, colocar especiarias e café solúvel, cheguei nessa receita simples e fácil.
Experimentem! Você pode também acrescentar cravo, gengibre ou mesmo folhas de mexerica.
Quem for adepto de uma boa cachaça, fique de olho no Festival da Cachaça na Cidade de Paraty. Ele costuma acontecer todos os anos no mês de agosto. É um mergulho em nossa cultura popular.
A receita rende uma garrafa e demora 10 segundos para ser feita, mas requer mais 2 dias de descanso para pegar o gosto. Para o preparo, pegue 1 litro de cachaça de boa qualidade, 1 colher (sopa) de Café Solúvel e 1 colher (café) de canela em pó.
Basta retirar um copo de cachaça da garrafa e esquentar por 10 segundos no micro-ondas. Depois, misture o café solúvel e a caneca em pó. Devolva para o recipiente, chacoalhe bem e deixe por dois dias em um lugar fresco e arejado.
Em seguida, é hora de experimentar. Sirva com mel e use um pau de canela para mexer. Enquanto prepara, que tal dar play na música “Camisa Listrada”, interpretada por Bebel Gilberto?
A receita diz para esquentar a cachaça por 10 minutos no microondas. Creio que o correto é 10 segundos, pois 10 minutos evaporaria tudo.
Caro Petronilo, muito grata pela correção.
Claro que são dez segundos! hahaha
Um grande abraço,
Stela
Esta escrito correto..10 segundos 🙂