Como uma pequena cafeteria do interior do estado de São Paulo ditaria tendências no meio do café? Simples, meus caros. Inovando! E as novidades, o diferente, vão desde o detalhe como focar em métodos de preparo diferentes até reunir grandes nomes do mercado cafeeiro em um único evento. “A ideia é apresentar o mundo do café para pessoas que ainda não o conhecem”, explica o proprietário da cafeteria Malerba Café, Marcelo Malerba.
Foi lá, por exemplo, que vi os principais especialistas do café reunidos para trocar informações e compartilhar experiências. A ocasião foi a Semana do Café de Lorena, cidade do Vale do Paraíba que é caminho para Aparecida do Norte. Lá, nomes como Marco de la Roche, Isabela Raposeiras, Giuliana Bastos, Cecília Sanada, Lucas Salomão, Helcio Júnior, Ton Rodrigues e muitos outros enriqueceram a programação do evento. Esta foi a primeira vez que vi tanta gente bacana do café reunida fora do Espaço Café Brasil.
O evento já aconteceu há um tempo, mas o foco deste post não é ele. O objetivo aqui é divulgar a iniciativa louvável de uma cafeteria que está muito longe do eixo gastronômico São Paulo – Rio de Janeiro. Durante a conversa com Marcelo, idealizador desse encontro, tive a certeza de que ele era um “Davi” apaixonado por café contra muitos “Golias”, gigantes do setor cafeeiro, que sempre trazem consigo a bandeira do bom e do novo. Ele investiu dinheiro, tempo e muito trabalho para viabilizar o que muitas cafeterias grandes e famosas de São Paulo não conseguem.
Com iniciativas como essa, o Malerba Café definitivamente colocará a cidade de Lorena no mapa gastronômico brasileiro. Vai para Aparecida do Norte? Então pare no meio do caminho para esticar as pernas, tomar um cafezinho e ter um dedo de prosa com quem entende do assunto.
Se você ficou curioso para ver como foi o evento, confira algumas fotos aqui. Para matar a curiosidade de quem ainda não visitou o café, clique aqui.
Deixe um comentário