Foi assim com o presente de Ubirajara Luiz Gomes, o Bira, barista do Octavio Café & Bistrô (São Paulo/SP): uma surpresa sem erro. O campeão brasileiro e um dos finalistas do mundial do Coffee in Good Spirits (campeonato de drinks com café e álcool) ganhou a peça de aniversário de uma amiga. “Ela disse que só iria dar se eu adivinhasse o que era. Aí, falei, sem querer, que era uma xícara”, diz. Batata! Acertou em cheio.
A caneca faz parte da coleção com cerca de 23 peças, “fora as que pegaram ou que dei de presente”. Uma coleção tão grande deve ter demorado para se concretizar. Mas, o barista teve tempo. Ele conta que começou a se apaixonar pelo café com apenas sete anos. Pasmem: “Foi quando fiz meu primeiro macchiato e comecei a tirar um espresso aqui, outro ali”. A partir daí, seu interesse e gosto pelo café começou a crescer.
Hoje, claro, o grão se tornou sua rotina e sua profissão. Bira conta que há dias em que trabalha das 8 horas da manhã até às 20, 21 horas. “Ou seja, tomo café o dia inteiro. Só me separo dele quando estou de férias. E, olhe lá”, conta. Com sua caneca especial, boas recordações são constantes. “Ele também me traz lembranças dos momentos em que comecei a mexer com o café”.
Por: Lucas Tavares
Deixe um comentário