Todo o sabor do café não faria sentido se não tivéssemos o poder dos sentidos, principalmente do paladar e do olfato, localizados na entrada dos aparelhos digestivos e respiratórios. Além desta aproximação anatômica, há o fato de ambos funcionarem muitas vezes em conjunto como é o caso de um degustador de café que tem nas sensações gustativas da língua um forte aliado, por onde sentimos o doce, o salgado, o ácido e o amargo associado com o olfato e as sensibilidades térmicas e táctil da mucosa bucal.
Há uma estreita relação entre o Olfato e o Paladar quanto aos sabores complexos.
Sentido ao Gosto – pelo sentido de gustação apreciamos o sabor das substâncias avaliando-lhes a qualidade. O aparelho da gustação pode ser dividido em 3 partes:
– Periférico (língua e mucosa bucal)
– Intermediário (filetes nervosos gustativos)
– Central (cérebro)
Sentido do Olfato – Todas as impressões odoríficas ao penetrarem nas fossas nasais são levadas à parte superior de encontro às terminações nervosas do nervo olfativo, de onde partem para o cérebro. Todas as substâncias que agem sobre as células olfativas, são chamadas de excitantes odoríferos. As partículas gasosas odoríferas entram nas fossas nasais pelas narinas e pelas “coanas” que são as aberturas posteriores das fossas nasais.
Isso acontece no momento em que a pessoa expira, havendo então uma associação entre a sensação gustativa e a sensação olfativa e esta associação é de grande importância para o degustador de café.
Para a classificação e seleção sensorial dos grãos de cafés são avaliadas as seguintes características básicas em cada espécie:
Espécie Arábica:
– Estritamente Mole – Bebida de sabor muito suave e adocicado
– Mole – Bebida de sabor suave e adocicado
– Apenas Mole – Bebida de sabor suave com leve adstringência
– Duro – Bebida com sabor adstringente
– Riado – Bebida com leve sabor de Iodofórmio
– Rio – Bebida com forte sabor de Iodofórmio
– Rio Zona Macaco ou Carapinga – Bebida com sabor muito forte de iodofórmio
Espécie Robusta (bebida basicamente neutra com características que variam em):
– Caramelo
– Chocolate
– Limpo
– Fermentado
– Terra
– Verde
OBS* A SCAA (Speciality Coffee Association of América) classifica o Amargor – característica intrínseca do café como:
– O AMARGOR é o contraponto da DOÇURA.
– Amargor aceitável: oriundo da CAFEÍNA.
– Origens de Amargor Indesejável: Devido ao momento fenológico do fruto; às transformações bioquímicas e ao processo industrial.
Muito legal a iviniatica do blog de trazer essa lista e do blog Aromas por partilhar tao rico conteudo aqui no Comi.Vou visita-los logo mais.