Inspirada pelo inverno, me lembrei dessa bebida que, normalmente, é servida durante a sobremesa. Em New Orleans, é muito comum os restaurantes deixarem dispostos sobre o balcão um bowl de cobre ou prata para produzir um show pirotécnico de ‘flambagem’ durante o preparo deste drink.
Dizem que o nome Café Brûlot teve origem na Inquisição espanhola, por conta do “incendiário” artilheiro Dominique Youx que, reza a lenda, era meio irmão dos corsários Jean e Pierre Lafitte. Nascidos na República Dominicana, esses piratas trocavam mercadorias entre Europa, América Central e América do Norte.
Certamente a bebida nasceu em New Orleans por conta de suas passagens pela cidade. Dentre outras curiosidades, o diretor de cinema Cecil B. de Mille imortalizou essa historia no filme “The Buccaneer”, 1938.
A receita clássica é flambada, como citei acima, mas como nem todos tem recipientes adequados em casa, preferi simplificá-la.
Histórias á parte, esse friozinho pede um drink quente, incendiário.
Ingredientes
- 4 xícaras de expresso (ou café bem forte)
- 1 pau de canela
- 1 colher de chá de cravos
- Raspas de laranja e limão (sem a parte branca)
- 1 ½ cálice de Conhaque
- 1 cálice de licor Grand Marnier (licor de laranja)
- 2 colheres de sopa de açúcar cristal
Modo de Preparo
Misture a canela, as raspas de laranja e limão (reserve um pouco desses dois ingredientes para enfeitar), cravos, Grand Marnier e 1 cálice do Conhaque em uma panela e coloque em fogo médio.
Quando começar a ferver adicione o açúcar cristal mexendo sempre. Remova do fogo.
Coloque o que sobrou do Conhaque.
Distribua essa mistura nas xícaras (ou copos à prova de calor) já com café recém feito. Se preciso, corrija o açúcar. Sirva imediatamente, com chantilly e raspas de laranja.
legal! super d+
Nossaaaaa, que ruqiezaaaaa, dirigindo carro automatico .Ahhh, uma lagrima cristalizou no meu rosto depois do catuque,rsrsAdoreiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!Bjosssssssssss