No mês de fevereiro eu tive uma encomenda de fotos preciosa. Fotografar frutas para embalagens de uma marca de suco de Fortaleza. Mais do que o prazer visual, foi a festa de perfumes e sabores no estúdio. No entanto o mais surpreendente foi receber do fornecedor essas duas frutas (cajá e cajá umbu) diretamente de suas plantações no Ceará. Elas eram lindas, suculentas e com um sabor inesperado.
Fiquei matutando o que eu faria com elas. Um ingrediente novo é sempre um comichão pra quem é uma operária do sabor como eu. Resolvi criar uma receita que agregasse vários sabores do Nordeste. Não é que ficou danada de boa? O ceviche, essa criação peruana tão antiga, é uma obra aberta. Mesmo as praticadas pelo grande chef Gastón Acúrio variam nos ingredientes. Obrigatório mesmo só cebola, pimenta e a fruta ácida para “cozinhar” o peixe e criar o que eles chamam de “leite do tigre”.
No Peru, usa-se milho, batata doce, abacate e diversas variedades de pimentas. Acho interessante ter um sabor adocicado. Por isso usei a goiaba, que é mais neutra e agrega os outros gostos como a canjica. O cajá deu um toque danado de bom. Essa é especial para meus queridos leitores que estão mais pertinho da linha do Equador, e podem desfrutar dessas benesses da natureza como essa intrigante frutinha.
“Êta” leite de tigre arretado!
Ingredientes
- 400gr de filé de peixe de sua preferência cortado em cubos
- 8 cajas ou cajás umbu (ou 1 xícara de suco do mesmo sabor)
- ½ xícara de Canjica Branca Dona Clara cozida
- 1 goiaba vermelha sem casca e cortada em cubos
- 1 cebola roxa cortada
- Pimenta biquinho a gosto
- Coentro picada
- Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de Preparo
Deixe o peixe de molho no suco de cajá ou cajá umbu por ½ hora. Coloque um pouco de sal.
Adicione os ingredientes e misture bem. Sirva imediatamente.
Dica: Se o cajá estiver muito ácido, acrescente o suco de meio limão.
Deixe um comentário